Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Festival do Rio 2023 começa hoje com mais de 90 filmes nacionais; confira detalhes

    Tradicional evento de cinema acontece até dia 15; "Meu Nome É Gal" é um dos filmes da seleção

    "Meu Nome É Gal" é um dos títulos selecionados para o Festival do Rio 2023
    "Meu Nome É Gal" é um dos títulos selecionados para o Festival do Rio 2023 Divulgação/Festival do Rio

    Renata Souzada CNN

    em São Paulo

    A 25ª edição do Festival do Rio — um dos principais eventos de cinema na América Latina — começa nesta quinta-feira (5) e vai até o próximo dia 15.

    Desde 1999, o evento apresenta a cada ano mais de 200 filmes, entre produções nacionais e internacionais, em diversas salas na cidade do Rio de Janeiro.

    Para a tradicional mostra Première Brasil foram selecionados 90 filmes nacionais, entre longas e curtas. Segundo informações divulgadas pelo evento, a edição de 2023 recebeu 1.108 inscrições.

    As produções são divididas entre as mostras competitivas — Competição Oficial e Novos Rumos — e as seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.

    A seleção Hors Concour inclui títulos como “Meu Nome é Gal”, de Dandara Ferreira e Lô Politi, e “Mussum, o Filmis”, de Sílvio Guindane.

    Também serão realizadas sessões e debates presenciais com as equipes dos filmes selecionados para a Première Brasil.

    Os ingressos antecipados podem ser adquiridos através do site ou na bilheteria do cinema, por R$32 (inteira) e R$16 (meia).

    Em outras edições, o festival já trouxe ao Brasil nomes como Louis Malle, Dario Argento, Masahiro Kobayashi, Stephen Frears, François Ozon, Luca Guadagnino, Helen Mirren, Isabelle Huppert, Samuel L. Jackson, Forest Whitaker, Ricardo, Darín, Willem Dafoe e outros.

    A programação completa do Festival do Rio 2023 está no site oficial do evento.