Festival de Parintins: veja como ficou o novo mural do Bumbódromo
Assinada pelo artista parintinense Pito Silva, arte ficará durante 2 anos na Arena
A nova pintura do Bumbódromo está pronta para receber mais um Festival de Parintins. É na Arena onde, nos dias 28, 29 e 30 de junho, Caprichoso e Garantido disputarão o 57º título do maior evento de folclore a céu aberto do mundo.
Desenhado por Pito Silva, artista parintinense, o mural tem como título “Patrimônio em Festa”. Sua temática norteia toda a comunicação visual do Festival de Parintins em 2024 e ficará por dois anos exposta no Bumbódromo de Parintins. Pito foi o vencedor de um concurso promovido pelo Governo do Amazonas exclusivamente para artistas de Parintins.
As imagens com a nova pintura do Bumbódromo foram cedidas pela Amazon Rec Produções à CNN.
Segundo o artista Pito Silva, a obra foi criada para passar uma mensagem direta e de alcance ao Festival de Parintins, representado pelos bois Caprichoso e Garantido, e por uma criança. “A inspiração vem muito de berço. Cresci vendo assim. É uma brincadeira de criança que se tornou o maior espetáculo ao ar livre do Brasil, se tornou patrimônio cultural e imaterial do Brasil e isso nos orgulha muito. Então, a gente traz hoje, numa composição do mural, a figura de uma criança, de um curumim, que representa esse amor, essa paixão dos torcedores de Garantido e Caprichoso”, disse o artista.
O Bumbódromo
A grande disputa entre Caprichoso e Garantido acontece todos os anos na cidade de Parintins, interior do Amazonas. E o evento acontece em um palco montado exclusivamente para o Festival Folclórico: o Bumbódromo.
Sua estrutura lembra o formato de uma cabeça de boi. A arena é igualmente dividida entre as cores azul e vermelho e possui 25 mil lugares separados entre arquibancadas, cadeiras e camarotes.
No espaço, as arquibancadas são dedicadas às “galeras” — torcedores dos dois bois que entram gratuitamente no Festival de Parintins e são “itens” dos bois, contando pontos na apuração final do festival.
O Bumbódromo foi construído em 1988 para ser palco da grande festa de boi-bumbá da cidade amazonense. Em 2013 foi reformado, ganhando novo sistema de iluminação, de som, camarotes e acesso para portadores de necessidades especiais. Passou a ser, também, um centro cultural de Parintins.
Divisão por cores
A divisão por cores do Bumbódromo não é somente dentro da arena. Esse “meio a meio” entre cores mostra, ainda, a divisão da cidade. O lado azul da arena aponta para a parte azul da cidade, onde fica o curral Zeca Xibelão, do Boi Caprichoso. A parte vermelha aponta para o lado vermelho de Parintins, onde está localizada a Cidade Garantido, curral do Boi Garantido.