Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Famosos e amigos lamentam morte de Carlos Lyra nas redes: “Grande mestre”

    Cantor e compositor ícone da bossa nova morreu na madrugada deste sábado (16), aos 90 anos

    Fernanda Pinottida CNN , em São Paulo

    Após a morte do cantor e compositor Carlos Lyra, na madrugada deste sábado (16), grandes nomes da música brasileira lamentaram a partida do ícone da bossa nova em suas redes sociais.

    Lyra compôs alguns dos maiores clássicos da bossa nova, como “Você e Eu” e “Coisa Mais Linda”.

    Relembre 10 de seus maiores sucessos, regravados por nomes como João Gilberto, Nara Leão, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. 

    Gilberto Gil publicou um vídeo no qual ele aparece cantando “Saudade Fez um Samba”, de Carlinhos (apelido de Lyra) e Ronaldo Bôscoli, em apresentação na Academia Brasileira de Letras.

    Djavan também se manifestou: “Carlinhos deixa um grande legado artístico, tendo composto centenas de canções e criado espetáculos musicais.”

    Toquinho também se despediu do amigo, segundo ele, “o melhor melodista da música brasileira”. “Compositor de clássicos fundamentais, foi o grande responsável por trazer vozes como as de Zé Keti e João do Vale pro show Opinião, na época com Nara Leão, rompendo preconceitos “bossanovistas”, que nunca nem João, Vinicius e Tom tiveram”, escreveu.

    O ator Lucio Mauro Filho também escreveu uma bela homenagem a Lyra. “Ídolo em qualquer canto do mundo, responsável por algumas das canções mais lindas da história da música popular moderna. Um amigo querido e generoso, que me influenciou e continuará influenciando, não só a mim, mas a tantos artistas, discípulos e fãs.”

    “Descanse em paz amado mestre. És a história de uma nação. Uma história linda!”, acrescentou.

    O ator e cantor Evandro Mesquita também se manifestou: “Carlinhos tocando Lyra com os anjos”.

    Assim como o cantor Marcos Valle, que relembrou que Lyra foi seu padrinho de casamento. “Falar sobre a incrível musicalidade, talento e importância dele na nossa arte e cultura é desnecessário. Eu o amo de todas as formas que a alma permite. E o respeito com todas minhas forças.”

    O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também publicou em suas redes sociais sobre a morte. “Seu legado é imenso e suas composições na bossa-nova marcaram várias gerações ao redor do mundo. Lyra foi fundamental na construção da identidade carioca e brasileira.”

    Tópicos