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    Ex-funcionária do Instagram viraliza no TikTok com dicas para bombar usando “Reels”

    Jackie Candelaria confirmou que usar a marca d'água de outras redes sociais derruba o engajamento

    Ex-funcionária do Instagram ensina a fazer conteúdo para o Reels
    Ex-funcionária do Instagram ensina a fazer conteúdo para o Reels Reprodução

    Flávia Martinsda CNN

    Imagine ter a receita do sucesso, passo a passo, para bombar no Instagram.  

    Não é difícil achar quem tenta vender a “fórmula mágica” para ter mais curtidas, comentários e visualizações, mas desta vez a promessa vem de quem entende do negócio – literalmente.  

    Jackie Candelaria, uma ex-funcionária do Instagram, onde trabalhou por oito anos, viralizou no TikTok – a famosa “rede vizinha” – ao dar dicas de como crescer na ferramenta de vídeos da plataforma, os Reels.  

    @jackiectiktok

    EX Instagram employee here to share everything i know about growing on Instagram… which is a lot bc i spent 8 years of my life coaching creators and businesses on how to use IG so here ya go! #instagram #instagramtips #instagramstories #instagramreels #instagramreel #ig #igreels #reels #reeltutorial #reelstiktok #reelstips #reelstip #creators

    ♬ original sound – candelaria.jackie

    Para ela, uma das principais orientações a se seguir é criar conteúdo original, sem marcas d’água de outras plataformas e, de preferência, gravados e editados direto na ferramenta de Reels do Instagram.

    Muita gente já “desconfiava” que usar a marca d’água do TikTok nos vídeos, por exemplo, derrubava o engajamento, mas isso nunca havia sido confirmado pelo Instagram até então.

    Dicas para “bombar” no Reels

    Candelaria, cujo trabalho era justamente fazer a curadoria de criadores de conteúdo, listou, em uma série de vídeos, algumas outras dicas. Confira:  

    • Filmar na vertical, sem margens e em alta resolução;
    • Ter 90 segundos ou menos para ser distribuído e recomendado na página “Explorar”;
    • Tentar engajar o público nos primeiros três segundos, e depois contar uma história;
    • Dar preferência a conteúdo de entretenimento que faça as pessoas rirem;
    • Legendas e hashtags são importantes para dizer ao algoritmo sobre o que é o seu conteúdo. Quanto mais específico for, melhor. O ideal é usar de de 3 a 10 hashtags;
    • Os vídeos têm que seguir as regras do Instagram e não podem conter violência, nudez, linguagem inapropriada, etc;
    • Não apagar o conteúdo caso ele não dê resultado imediato. Às vezes, os vídeos podem levar de três a quatro semanas para viralizar;
    • Não esperar que os vídeos performem da mesma maneira no Reels que no Tiktok – são ecossistemas diferentes;
    • Ter paciência e ser confiante com o seu Reels.

    O primeiro vídeo postado por Jackie já tem quase três milhões de visualizações e mais de 140 mil curtidas.  

    Nos comentários, seus mais de 130 mil seguidores aproveitam para esclarecer dúvidas como “Por que não é possível pausar um reel?”, enquanto outras criticaram a rede social e disseram ter saudade de quando ela era apenas para fotos.