Eurovision: Suíça é a campeã do concurso pela terceira vez
Competição responsável por revelar ABBA e Celine Dion teve sua final neste sábado (11) com vitória de Nemo
Nemo, artista da Suíça, venceu a edição 2024 do concurso Eurovision. Primeire participante não binárie a vencer o concurso foi para final com uma música “The Code“, que fala sobre a experiência de aceitar sua identidade.
O pódio ficou com o país suíço, somando 591 pontos; Croácia ficou atrás, com 547; e Ucrânia, com 453. A pontuação do Eurovision é calculada somando a nota do júri com o número de votos feitos pelos espectadores.
A competição internacional de composição de músicas organizada pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) reúne participantes do continente europeu, além de Israel, Turquia, países do Cáucaso e a Austrália.
Os organizadores do festival desqualificaram um participante holandês horas antes da grande final por um incidente nos bastidores envolvendo uma integrante da equipe de produção.
A competição acontece desde 1956 e consagrou alguns artistas importantes, como a banda ABBA, que venceu o concurso em 1974; Celine Dion, que foi campeã em 1988; e mais recentemente a banda italiana Maneskin, que venceu a edição de 2021.