Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Espero que seja uma porta que abri”, diz Anitta após prêmio inédito no VMA

    Cantora foi a primeira brasileira a conquistar o prêmio organizado pela MTV; hit "Envolver" foi considerado a "Melhor Música Latina" de 2022

    Anitta vai aos stories do Instagram para falar de vitória inédita no MTV Video Music Awards (VMA).
    Anitta vai aos stories do Instagram para falar de vitória inédita no MTV Video Music Awards (VMA). Reprodução

    Laura SlobodeicovLéo Lopesda CNN

    em São Paulo

    Um dia após ser a primeira brasileira a se apresentar no palco e a vencer um prêmio do MTV Video Music Awards (VMA), Anitta foi às redes sociais, nesta segunda-feira (29), relatar como foram as últimas horas depois do feito inédito.

    “Eu ainda não dormi desde ontem, porque eu ainda estou tentando processar tudo que aconteceu”, disse a cantora nos stories de seu Instagram na manhã de segunda.

    O hit “Envolver”, que rendeu o top 1 global das mais tocadas no Spotify e a colocou no Guinness, foi considerada a “Melhor Música Latina” de 2022.

    Pelos stories, Anitta reforçou o que disse em seu discurso de vitória: “Para quem não é brasileiro é muito difícil entender o que aconteceu ontem. […] Fui nascida e criada nas favelas. E para todos nós, as coisas são tão impossíveis. Hoje, um sonho que eu sempre tive na vida aconteceu.”

    “Eu só me sinto muito grata. Tudo que eu sempre sonhei na minha vida foi trazer esperança para o meu povo”, acrescentou.

    Aos seus mais de 63 milhões de seguidores no Instagram, ela destacou como o Brasil possui uma cultura diferente dos países latinos que falam espanhol, e comemorou a união das pessoas torcendo por ela no VMA.

    Anitta compartilhou nos stories vídeos de pessoas assistindo em telões ao prêmio e comemorando como futebol quando ela foi anunciada vencedora da categoria. Ela também mostrou um vídeo de sua família reagindo ao momento (veja abaixo).

    Ao concluir seu depoimento, a cantora disse que espera que o prêmio inédito para uma artista brasileira tenha sido “o primeiro de muitos outros que espero que venham”.

    “Espero que não pare aqui e que tenhamos muitas pessoas vindo depois de mim. Espero que tenha sido só uma porta que abri”, declarou Anitta.

    “Sou nascida e criada no gueto”

    Antes de subir ao palco para receber seu prêmio e fazer seu discurso de vitória, Anitta mostrou suas credenciais em uma apresentação de “Envolver”, o hit que a colocou no Guinness por atingir o top 1 global das mais tocadas no Spotify.

    Além de fazer o tradicional movimento de dança que virou trend do TikTok, a cantora de Honório Gurgel encerrou sua performance exaltando o funk nacional.

    “VMAs! Did you think I wasn’t going to shake my ass tonight?” questionou a cantora, exportando sua famosa frase “Vocês acharam que eu não ia rebolar a minha bunda hoje?”.

    Anitta e seus dançarinos transformaram o palco da premiação em baile ao som de um pot-pourri de “Bola Rebola”, “Movimento da Sanfoninha” e “Vai Malandra”.

    A performance foi eleita a terceira melhor da noite pela revista Billboard, e ainda foi destaque em outros veículos especializados como a Rolling Stone e Pitchfork.

    “Sou nascida e criada no gueto”

    Anitta concorria ao VMA pela categoria de “Melhor Música Latina”.

    Ela só não foi a primeira brasileira a ser indicada a uma categoria tradicional do prêmio porque, em 2020, a jovem Any Gabrielly, membro do Now United, concorreu a “Melhor Grupo”, mas acabou perdendo para os sul-coreanos do BTS.

    A “Girl from Rio” também tinha concorrentes duros na disputa, como o rapper fenômeno porto-riquenho Bad Bunny, que acabou a noite sendo considerado o “Artista do Ano”.

    Também concorriam Becky G com Karol G, Daddy Yankee, Farruko e J Balvin com Skrillex.

    Mesmo assim, o hit “Envolver” garantiu a primeira vitória brasileira na história da competição criada em 1984.

    Em seu discurso de vitória (leia íntegra abaixo), Anitta agradeceu sua família e fãs e destacou a importância do funk brasileiro.

    “Essa noite eu performei um gênero que por muitos anos foi considerado crime no Brasil. Sou nascida e criada no gueto do Brasil, e para quem nasceu lá, nós nunca poderíamos pensar que isso seria possível”, disse.

    Discurso de Anitta ao vencer o VMA

    Meu Deus! Eu realmente não esperava isso, acho que vou chorar. Eu só quero dizer, para quem não sabe, essa noite é histórica. É a primeira vez do Brasil aqui. É a primeira vez que meu país esteve em uma premiação como essa. Quero agradecer a minha família e aos meus fãs. Essa noite eu performei aqui um gênero que por muitos anos foi considerado crime no meu país. Sou nascida e criada no gueto do Brasil, e para quem nasceu lá, nós nunca poderíamos pensar que isso seria possível. Então, muito obrigada.

    Anitta