Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Emmy Awards: conheça o histórico dos streamings na premiação

    A cada ano, plataformas como Netflix, Prime Video e Apple TV+ conquistam um número crescente de prêmios

    Flávio Pintocolaboração para a CNN

    A noite deste domingo (15) reserva grandes revelações com a cerimônia do Emmy Awards. Nos últimos anos, a premiação tem sido dominada pelas produções originais das plataformas de streaming, mas essa hegemonia é relativamente recente.

    A revolução do streaming, que transformou como consumimos televisão, ganhou impulso em 2013 com o lançamento de “House of Cards” pela Netflix. A série, protagonizada por Kevin Spacey e Robin Wright, marcou um novo patamar para as produções online, combinando a qualidade de um grande estúdio com a distribuição exclusiva pela internet.

    No entanto, a adaptação do Emmy a esse novo cenário foi gradual. Até o momento, são poucas séries originais de streaming que venceram prêmios nas principais categorias. Por isso, a CNN compilou um histórico de como as plataformas de streaming conquistaram espaço na premiação, confira:

    Edição 65º do Emmy Awards, em 2013

    O Emmy 2013 marcou um ponto de inflexão na história da prêmio. Pela primeira vez, séries distribuídas exclusivamente por plataformas digitais foram indicadas nas principais categorias.

    Imagem promocional de "House of Cards"
    Imagem promocional de “House of Cards” • Divulgação

    A Netflix, pioneira nesse novo cenário, obteve um feito inédito ao garantir 14 indicações para três de suas produções: “Arrested Development”, “Hemlock Grove” e, principalmente, “House of Cards”. A série protagonizada por Kevin Spacey e Robin Wright também conquistou três prêmios, incluindo o de Melhor Direção em Série Dramática para o episódio piloto, “Chapter 1” – que se tornou o primeiro webisódio a ser laureado com uma estatueta.

    Edição 66º do Emmy Awards, em 2014

    Na época, a Netflix ainda estava dando seus primeiros passos na premiação, com várias indicações para “House of Cards” nas categorias dramáticas. No entanto, a grande novidade do ano foi “Orange is the New Black“, a comédia da Netflix que recebeu 12 indicações ao prêmio.

    Além das diversas nomeações, a série ambientada em uma prisão de segurança máxima conquistou o prêmio de Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia, que foi para Uzo Aduba. Ela se tornou a primeira atriz premiada por uma série de streaming pela Academia de Artes e Ciências Televisivas.

    Edição 67º do Emmy Awards, em 2015

    Pela primeira vez, duas plataformas de streaming se destacaram nas categorias de série do Emmy. Tanto “House of Cards” quanto “Orange is the New Black” da Netflix, e “Transparent” do Amazon Prime Video, foram indicadas. “Unbreakable Kimmy Schmidt“, também da Netflix, foi indicada a Melhor Série de Comédia, mas não levou o prêmio.

    Devido a uma nova regra da premiação, “Orange is the New Black” teve que sair da categoria de comédia.

    Elenco de "Orange is the New Black"
    Elenco de “Orange is the New Black” • Divulgação/ Netflix

    Já “Transparent”, da Amazon Prime, que retrata a vida de uma mulher trans na terceira idade, não só foi indicada a Melhor Comédia, como também conquistou os prêmios de Melhor Ator em Comédia para Jeffrey Tambor e Melhor Direção. Por sua vez, “House of Cards” viu Reg E. Cathey levar o prêmio de Melhor Ator Convidado em Drama, enquanto Uzo Aduba recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “Orange is the New Black”. No total, as plataformas de streaming ganharam quatro prêmios de atuação.

    Edição 68º do Emmy Awards, em 2016

    Neste ano, a categoria de comédia incluiu novamente “Unbreakable Kimmy Schmidt” e “Transparent”, com a Netflix também conquistando uma indicação adicional com “Master of None”. No lado dramático, “House of Cards” garantiu várias indicações, mas a única grande vitória para uma plataforma de streaming na noite foi de Ben Mendelsohn (“Girls”), que levou para casa o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em “Bloodline“, da Netflix.

    Edição 69º do Emmy Awards, em 2017

    O grande pulo do gato dos serviços de streaming aconteceu no Emmy de 2017. A Netflix dominou as categorias dramáticas com indicações para “House of Cards”, “Stranger Things” e “The Crown“, que venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para John Lithgow interpretando o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill na série da Rainha.

    No entanto, as grandes vitórias da edição ficaram com “The Handmaid’s Tale“, da plataforma Hulu, que se tornou a primeira produção original de streaming a vencer o prêmio de Melhor Drama.

    Além disso, a série baseada no romance homônimo de Margaret Atwood ganhou prêmios de Melhor Atriz para Elizabeth Moss, Melhor Atriz Coadjuvante para Ann Dowd, Melhor Atriz Convidada para Alexis Bledel (“Gimore Girls”) e Melhor Roteiro. A Netflix também levou a melhor nas categorias de Telefilme e Roteiro para Telefilme, com vitórias para o episódio “San Junipero” de “Black Mirror“.

    Edição 70º do Emmy Awards, em 2018

    O maior vencedor da noite foi “The Marvelous Mrs. Maisel“, do Prime Video, que levou para casa cinco troféus, incluindo o de Melhor Série de Comédia, fazendo história como a primeira série de streaming a conquistar esse prêmio. A produção também brilhou nas demais categorias de Comédia, com Emmys de Melhor Atriz para Rachel Brosnahan, Melhor Atriz Coadjuvante para Alex Borstein, além de Melhor Direção e Roteiro.

    A plataforma também obteve sua primeira indicação na categoria de Melhor Minissérie com “Godless“, sendo a primeira vez que uma série de streaming foi reconhecida nessa categoria pela Academia. “Godless” venceu os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante, com Merritt Wever e Jeff Daniels, respectivamente.

    Para encerrar as menções de plataformas, “The Handmaid’s Tale” também obteve múltiplas indicações, mas não levou nenhum prêmio para casa.

    Edição 71º do Emmy Awards, em 2019

    Na edição, o Prime Video teve outra grande noite. Graças à “Fleabag“, que venceu o prêmio de Melhor Comédia, a plataforma se tornou a primeira do mercado a ganhar um prêmio de série por mais de uma produção. Além do prêmio máximo na categoria de comédia, a comédia escrita e estrelada por Phoebe Waller Bridge também ganhou os prêmios de Atriz, Roteiro e Direção. O lado cômico da cerimônia também lembrou de “The Marvelous Mrs. Maisel” do Prime Video e “Russian Doll“, da Netflix.

    A Netflix também recebeu indicações nas categorias de Melhor Série Dramática com “Ozark” e “Bodyguard“, além de uma nomeação em Minissérie por “Olhos que Condenam“. A plataforma teve uma noite de múltiplas vitórias, incluindo prêmios para o episódio “Bandersnatch” de “Black Mirror”, “Ozark” e “Olhos que Condenam”.

    Edição 72º do Emmy Awards, em 2020

    Durante o primeiro ano da pandemia, a cerimônia do Emmy foi marcada por uma entrega de prêmios remota. Nas categorias de comédia, foram lembradas produções como “Disque Amiga para Matar” e “O Método Kominsky” da Netflix, e “The Marvelous Mrs. Maisel” do Prime Video.

    Elenco de "Stranger Things"
    Com apenas quatro temporadas exibidas, “Stranger Things” já acumula mais de 57 indicações a prêmios • Netflix/Divulgação

    Foi no gênero dramático que as plataformas de streaming realmente se destacaram. Pela primeira vez, a maioria dos indicados era composta por produções originais de streaming. Entre eles estavam “Stranger Things”, “The Crown” e “Ozark” da Netflix, “The Handmaid’s Tale” da Hulu, e “The Mandalorian“, que se tornou a primeira série do Disney+ a receber uma indicação na maior premiação da TV.

    Nas minisséries, apenas uma, “Watchmen“, era uma produção da televisão tradicional. As demais indicações foram para séries do Hulu, como “Pequenos Incêndios por Toda Parte” e “Mrs. America“, e da Netflix, “Inacreditável” e “Nada Ortodoxa“.

    Embora a Netflix não tenha conquistado muitas vitórias, seu feito na edição foi se tornar a emissora/plataforma mais indicada em uma única edição. Em 2020, a gigante do streaming recebeu 160 nomeações.

    Edição 73º do Emmy Awards, em 2021

    A edição de 2021 do Emmy marcou um ponto de virada na história da premiação. Após anos de pioneirismo no segmento de streaming, a Netflix conquistou finalmente o ápice, levando para casa os mais cobiçados troféus da noite. “The Crown” foi consagrada como a Melhor Série de Drama, dominando todas as categorias do gênero, enquanto “O Gambito da Rainha” levou o prêmio de Melhor Minissérie.

    O Apple TV+ também fez história ao ganhar o prêmio de Melhor Série de Comédia com “Ted Lasso“. Das oito nomeações na categoria de Série de Comédia, apenas uma foi para a TV tradicional: “Black-ish”, da rede ABC. A Netflix recebeu indicações com “Cobra Kai“, “Emily in Paris” e “O Método Kominsky“; a Max, com “Hacks” e “The Flight Attendant“; e a Hulu, com “Pen15“.

    Edição 74º do Emmy Awards, em 2022

    O Apple TV+ continuou seu sucesso com “Ted Lasso”, que venceu em várias categorias de comédia, incluindo Melhor Série, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante. Jean Smart, de “Hacks” do Max, conquistou o prêmio de Melhor Atriz. Já “Only Murders in the Building“, do Hulu, recebeu várias indicações em comédia, mas não ganhou grandes prêmios.

    Em drama, Netflix fez história com “Round 6“, ao se tornar a primeira série coreana – e a primeira série de TV não em inglês – a ganhar prêmios. Hwang Dong-hyuk venceu na categoria de Melhor Direção em Série Dramática, e o astro Lee Jung-jae conquistou o prêmio de Melhor Ator em Série Dramática.

    Entre as séries limitadas, apenas uma, “The White Lotus” da HBO, era uma produção de TV tradicional. As demais pertenciam ao Hulu, com “Dopesick“, “The Dropout” e “Pam & Tommy“, ou à Netflix, com “Inventando Anna“.

    Edição 75º do Emmy Awards, em 2024

    Nas categorias de Comédia, foram indicadas “The Marvelous Mrs. Maisel” do Prime Video, “Jury Duty” do Amazon Freevee, “Only Murders in the Building” do Hulu, “Ted Lasso” do Apple TV+ e “Wandinha” da Netflix. No drama, apenas “Andor” da Disney+ e “The Crown” da Netflix receberam nomeações.

    Young Mazino, Maria Bello, Steven Yeun, Ali Wong e Joseph Lee, vencedores da Outstanding Limited Or Anthology Series por "Treta"
    Young Mazino, Maria Bello, Steven Yeun, Ali Wong e Joseph Lee, vencedores da Outstanding Limited Or Anthology Series por “Treta” • Foto de Kevin Mazur/Getty Images

    Embora o ano tenha sido relativamente fraco para as plataformas de streaming nas categorias de séries contínuas, elas dominaram as categorias de série limitada. Treta“, da Netflix, conquistou todos os prêmios de minissérie. As exceções foram “Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story“, também da Netflix, que levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, e “Black Bird” do Apple TV+, que ganhou Melhor Ator Coadjuvante.

    Streaming domina o Emmy 2024

    Este ano, entre todos os indicados nas categorias de Melhor Série Dramática, apenas “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” e “A Idade de Ouro” não são produções de streaming.

    Nas categorias de comédia, há mais espaço para emissoras de TV tradicionais. Das oito séries indicadas, metade delas—”O Urso”, “Only Murders in the Building”, “Hacks” e “Palm Royale“—são produzidas por plataformas de streaming.

    Nas categorias de minissérie, “True Detective” e “Fargo” representam a televisão tradicional, enquanto as demais produções são de responsabilidade de serviços de streaming como Netflix e Apple.

    O Emmy 2024 revelará os vencedores das principais categorias neste domingo (15). As produções com o maior número de indicações são “Xógum”, “O Urso” e “Only Murders in the Building”, com 25, 23 e 21 nomeações, respectivamente. A cerimônia será transmitida no Brasil pela TNT e pela plataforma Max, com início às 20h15.

    Veja: saiba quem são os principais indicados ao Emmy 2024

    Tópicos