Emmy 2024: Quem são os grandes favoritos da edição?
Premiação pode ter uma noite com múltiplas vitórias para "Xógum: A Gloriosa Saga do Japão", "O Urso" e "Bebê Rena"
A grande noite da televisão norte-americana está chegando. No próximo domingo (15), serão revelados os vencedores do Emmy 2024. A cerimônia será transmitida no Brasil pela TNT e pelo streaming Max, a partir das 20h15 com o tapete vermelho.
É bastante possível que a cerimônia seja marcada com múltiplas vitórias para as séries “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão“, “O Urso” e “Bebê Rena“. Entenda por que as produções são as favoritas da noite.
Melhor Série Dramática
Os indicados são “The Crown“, “Fallout“, “A Idade Dourada“, “The Morning Show“, “Sr. & Sra. Smith“, “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”, “Slow Horses” e “O Problema dos 3 Corpos“.
Entre os indicados, o grande destaque da edição deste ano é “Xógun: A Gloriosa Saga do Japão“. Com 25 nomeações e 14 vitórias na cerimônia de prêmios técnicos, a série, ambientada no Japão e que explora a luta pelo poder entre senhores feudais e a chegada inesperada de um navegador inglês ao país, foi reconhecida pela academia em praticamente todas as categorias dramáticas, incluindo melhor série, ator, atriz, ator coadjuvante, roteiro e direção.
Nos últimos anos, as séries favoritas ao Emmy foram as mais indicadas de seus respectivos anos, como “Succession” em 2022 e 2023. Portanto, é bastante provável que este drama épico se saia vitorioso. Se vencer, “Xógun” se tornará a primeira série da emissora FX a conquistar o prêmio principal e a primeira produção não falada em inglês a ganhar (sendo a segunda indicada não falada em inglês, após “Round 8”).
“Xógun: A Gloriosa Saga do Japão” é a grande favorita para vencer em todas as categorias de Drama na cerimônia, exceto na de Melhor Atriz Coadjuvante. Nessa categoria, o prêmio deve ficar com Elizabeth Debicki, por sua interpretação da Princesa Diana na última temporada de “The Crown”.
Melhor Série de Comédia
Na categoria de comédia, “O Urso” deve se destacar novamente como a melhor do ano. Embora muitos argumentem que a série estrelada por Jeremy Allen White não seja uma comédia tradicional, como outras concorrentes, ela continua a ser um fenômeno global e é a comédia mais indicada deste ano. Além disso, os votantes do Emmy costumam repetir os vencedores na categoria.
Historicamente, a Academia de Artes e Ciências Televisivas tem demonstrado uma tendência a premiar repetidamente as mesmas produções. Em anos recentes, séries como “Ted Lasso“, “Veep“, “Modern Family” e “30 Rock” conquistaram vitórias consecutivas na categoria de Melhor Comédia. Esse padrão alimenta a expectativa de que a série ambientada na caótica cozinha de um restaurante também possa se juntar a esse seleto grupo.
“O Urso” é o favorito nas principais categorias de comédia da noite, com exceção de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, prêmios que devem ser conquistados por Jean Smart e Hannah Einbinder, ambas de “Hacks”. No entanto, há a possibilidade de a veterana Meryl Streep surpreender e vencer como Melhor Atriz Coadjuvante por “Only Murders in the Building“.
Melhor minissérie ou antologia
A categoria de Melhor Minissérie ou Antologia já tem um favorito, mas o número de indicações não será o fator decisivo.
Este ano, “Bebê Rena” surge como o principal candidato à vitória, mesmo com apenas 11 nomeações, em comparação com as 16 de “True Detective“, seu maior concorrente. De forma surpreendente, a série limitada, criada, escrita e estrelada pelo comediante Richard Gadd, quebrou recordes de audiência na Netflix, recebeu elogios da crítica e se manteve no centro das discussões sobre entretenimento desde sua estreia, o que pode favorecer sua campanha.
No sistema de votação popular do Emmy, em que todos os membros da Academia podem votar em qualquer categoria, as séries mais assistidas e comentadas costumam se destacar. Isso reforça a posição de “Bebê Rena” como uma forte concorrente no Emmy 2024. No entanto, a disputa continua acirrada.
“Bebê Rena” pode enfrentar competição de “True Detective”, da HBO, que, sob a direção de Issa López, se tornou a temporada mais assistida da antologia, ou de “Ripley”, outra produção da Netflix.
Nas demais categorias, “Ripley” tem boas chances de garantir o prêmio de Melhor Ator para Andrew Scott e uma possível vitória em Direção. Já “True Detective” é a favorita na disputa de Melhor Atriz, com Jodie Foster, vencedora do Oscar, como a principal candidata ao prêmio.
O Emmy 2024
O Emmy 2024 revelará os vencedores neste domingo (15). A cerimônia, apresentada por Eugene e Dan Levy, de “Schitt’s Creek”, será transmitida no Brasil pela TNT e Max, com início às 20h15.
“O Urso” quebra recorde de indicações como série de comédia no Emmy