Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ed Sheeran nega plágio durante julgamento de direitos autorais de “Shape of You”

    Cantor britânico teria copiado frases da música "Oh Why", de Sami Switch; ouça as duas versões

    Michael Holdenda Reuters , Londres

    O cantor britânico Ed Sheeran negou ter feito plágio de outros artistas sem dar o devido crédito, ao depor nessa segunda-feira (7) em um julgamento de direitos autorais sobre seu hit de 2017, “Shape Of You”.

    O cantor está passando por uma batalha legal com o artista de grime, Sami Chokri, que se apresenta como Sami Switch, e o produtor musical Ross O’Donoghue, que argumentam que “Shape of You” teria “frases particulares” de sua música lançada em 2015, “Oh Why”.

    Questionado por seu advogado Andrew Sutcliffe, Sheeran, 31, afirmou que não estava ciente da música de Switch no momento em que foi acusado de copiar partes de “Oh Why”.

    Sutcliffe afirma que Sheeran já conhecia o artista do grime, pois ele teria tuitado diretamente a ele e que ambos apareceram na SBTV, a plataforma britânica de música online que ajudou a lançar a carreira de Sheeran.

    O advogado disse que Sheeran gritou o nome do Switch no Reading Festival, em 2011, depois de ser convidado pelo falecido fundador da SBTV, Jamal Edwards.

    “Isso não é verdade”, disse Sheeran ao Supremo Tribunal de Londres no segundo dia do julgamento que começou na sexta-feira (4).

    Chokri e O’Donoghue afirmam que o refrão de “Shape Of You” é “surpreendentemente semelhante” ao de “Oh Why”, e que era “extremamente provável” que Sheeran já tivesse ouvido sua faixa.

    Sheeran e seus co-roteiristas negaram isso, com seus advogados dizendo ao tribunal que o trio não se lembra de ter ouvido anteriormente “Oh Why”.

    Sutcliffe questionou o líder das paradas intensamente sobre seu estilo de composição e se era espontâneo ou resultado do desenvolvimento ao longo do tempo, com a influência de outros artistas.

    Ele disse que “simplesmente não é verdade” que Sheeran fez as músicas enquanto ia escrevendo, acrescentando que havia evidências esmagadoras no momento em que escrevia “Shape of You” de que Sheeran estava coletando ideias antes de escrever músicas.

    “Eu não concordo com isso”, disse Sheeran, que deu suas respostas com clareza e confiança.

    Os processos legais entre as duas partes datam de 2018, quando Sheeran e os co-roteiristas Steven McCutcheon e John McDaid pediram ao Supremo Tribunal para declarar que não haviam infringido os direitos autorais de Chokri e O’Donoghue para “Oh Why”.

    Este último interpôs posteriormente uma reconvenção alegando infração.

    Lançada a partir do terceiro álbum de estúdio de Sheeran, “Shape of You” invadiu as paradas ao redor do mundo após seu lançamento em janeiro de 2017, tornando-se a música com melhor desempenho nos EUA naquele ano.

    Tópicos