Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    DJ Alok é acusado de não creditar ou pagar produtores de seus hits; ele nega

    A denúncia é de uma dupla de produtores dos Estados Unidos, que cobra o músico brasileiro por sucessos como “Fuego”

    Luis Felipe Abreucolaboração para a CNN

    O DJ e produtor Alok está sendo acusado de não ser o responsável por alguns de seus hits, como “Fuego” e “Favela”. Reportagem da revista americana Billboard publicada nesta sexta (21) traz a denúncia da dupla de produtores Sevenn, composto pelos irmãos estadunidenses Sean e Kevin Brauer, que afirmam serem os responsáveis por 14 músicas do brasileiro. Pelo trabalho, não teriam recebido nem crédito, nem pagamentos.

    Os irmãos, criados em uma comunidade religiosa no Rio de Janeiro, teriam conhecido Alok em um festival, em 2015. Em ascensão, o DJ colaborou com os produtores na música “BYOB”, lançada oficialmente junto ao nome dos produtores. A partir daí, porém, segundo os irmãos Brauer, começou uma relação de colaboração que nem sempre retribuiu seu trabalho.

    “Alok nos ajudava no início, e estávamos felizes em retribuir o favor até perceber que ele estava lucrando muito com nosso trabalho, sem oferecer nada relevante em troca”, afirmaram os irmãos.

    Como “produtores fantasma”, os Sevenn afirmam autoria pela composição e produção de 14 músicas de Alok, incluindo alguns de seus maiores sucessos. Segundo a investigação da “Billboard”, o conjunto de canções responde por cerca de 1 bilhão das audições de Alok na plataforma de streaming Spotify, gerando cerca de R$ 21 milhões em royalties. Além disso, a revista teve acesso a uma série de trocas de mensagens e e-mails entre os músicos, que atestariam o trabalho da dupla.

    Na opinião dos Brauer, seriam eles os responsáveis pela criação do gênero Brazilian Bass, pelo qual o DJ se tornou conhecido mundialmente.

    À Billboard, Alok negou as acusações. Segundo uma carta de seus advogados, “Kevin e Sean estão tentando pintar a si mesmos como vítimas, tentando acertar suas contas com Alok na imprensa e no tribunal da opinião pública. Alok não cairá nessa”.

    O comunicado afirma ainda que o DJ brasileiro tem um processo aberto contra os produtores estadunidenses, e também acusa a dupla de não creditar sua participação em lançamentos.

    Tópicos