Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Dia dos Pais: de emotiva a alegre, veja músicas para homenagear a figura paterna

    Fábio Jr., Rita Lee e Foo Fighters são alguns dos artistas que têm canções com mensagens aos pais

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    O Dia dos Pais está chegando! Neste ano, a data será comemorada neste domingo (11) e, apesar de as relações entre pais e filhos nem sempre serem fáceis, há quem goste de homenagear a figura paterna com trechos de músicas atemporais.

    Mesmo com o passar das gerações, inúmeros artistas dedicaram canções aos seus pais, capturando as nuances da relação paterna em suas letras e melodias. Para todos os gostos musicais, se você está procurando a trilha sonora ideal para celebrar o Dia dos Pais, aqui estão algumas cações que capturam a essência desse vínculo.

    “Pai” – Fábio Jr.

    A lista começa com o clássico “Pai”, de Fábio Jr. Com uma melodia suave, a música expressa a admiração e o amor incondicional de um filho por seu pai. “Pai, pode ser que daqui algum tempo, haja tempo pra gente ser mais, muito mais que dois grandes amigos, pai e filho talvez…”

    “Papai Me Empresta o Carro” – Rita Lee

    Com um tom mais divertido e descontraído, Rita Lee apresenta uma música que celebra a relação entre pai e filho de uma maneira leve e alegre. “Papai, eu não fumo! Papai, eu não bebo! Meu único defeito é não ter medo de fazer o que gosto. Papai eu aposto!”

    “11 Vidas” – Lucas Lucco

    Composta por Lucas Lucco em homenagem ao seu pai, “11 Vidas” foi lançada justamente no Dia do Pais, em 2013. “Me pareço tanto com você. Olhando dá pra ver, seu rosto lembra o meu. Desde o primeiro aniversário, o primeiro passo, sempre pronto pra me defender”, diz a canção.

    “Pai Grande” – Milton Nascimento

    Milton Nascimento faz em “Pai Grande” uma celebração da figura paterna com respeito e carinho, destacando a importância dos pais como pilares de sabedoria, força e ancestralidade. “Meu pai grande, quisera eu ter sua raça pra contar, a história dos guerreiros trazidos lá do longe. Trazidos lá do longe, sem sua paz.”

    “Muito Orgulho, Meu Pai” – Gabriel O Pensador

    “Meu Orgulho, Meu Pai” é uma homenagem de Gabriel O Pensador ao seu pai. Na letra, o artista expressa agradecimento aos cuidados de seu pai. “[…] Manda um abraço pra mana, tô com saudade do povo, tô com saudade de tudo, de comer sopa com ovo. O ovo cru que cê jogava na panela quente, naqueles fins de semana que você tava presente e de deitar na sua cama como antigamente…”

    “Daddy Lessons” (feat. Dixie Chicks) – Beyoncé

    Em “Daddy Lessons”, lançada no álbum “Lemonade”, de 2016, Beyoncé fala sobre a influência da figura paterna na vida da filha. Ela demonstra como seu pai, Matthew Knowles, a ensinou a ser uma mulher forte e a não cair no papinho furado de qualquer um. “Cheguei a este mundo, a garotinha do papai, e papai me fez um soldado…”

    “My Hero” – Foo Fighters

    Essa música fala sobre os heróis do cotidiano: homens simples e comuns, que fazem o seu melhor em benefício dos outros. “Lá vai meu herói. Olhe-o enquanto ele vai. Lá vai meu herói, ele é comum…”, em tradução livre.

    “Father To Son” – Queen

    Ao contrário das outras músicas citadas, “Father To Son” é uma música de pai para filho. Escrita pelo guitarrista Brian May, a letra é uma espécie de carta em que um pai transfere o legado de sua vida para o filho. Na tradução livre: “Uma palavra em seu ouvido, de pai para filho. Ouça a palavra que eu digo, eu lutei com você, lutei do seu lado, muito antes de você nascer…”

    “Traumas” – Roberto Carlos

    “Traumas” é uma música do cantor e compositor Roberto Carlos, lançada no álbum “Roberto Carlos”, em 1971. A letra fala sobre as marcas que eventos do passado deixam em nossas vidas e como esses traumas moldam quem nos tornamos. “Meu pai um dia me falou, pra que eu nunca mentisse. Mas ele também se esqueceu de me dizer a verdade, da realidade do mundo, que eu ia saber…”

    “Honrar Teu Nome” – CPM 22

    A faixa faz parte do sétimo álbum de CPM 22, “Suor e Sacrifício”, lançado em 2017, em que eles mostram evolução e amadurecimento da banda. “Desde os meus primeiros passos, me fez aprender, ter respeito e caráter, eu sei, mesmo quando a gente brigava…”

    “Pai, Muito Obrigado” – MC Garden

    Lançada em comemoração à data, a canção é uma declaração de amor do funkeiro ao seu pai. “Me ensinou que tem que estudar, me deu bons exemplos pra seguir a batalha. Saiba que tu tem culpa nos acertos e nunca terá culpa nas minhas falhas”, afirma.

     

    Tópicos