Dia do Orgulho Autista: veja 8 séries e filmes com personagens no espectro
Arte pode ser uma das maneiras mais eficazes de conscientizar as pessoas sobre o tema
O Dia Mundial do Orgulho Autista é comemorado nesta terça-feira (18) para conscientizar sobre as diversas características do transtorno do espectro do autismo (TEA) e combater o preconceito e a estigmatização das pessoas com a condição.
Assim como em relação a tantos temas, a arte é uma das maneiras mais eficazes de conscientizar e alcançar mais pessoas. Por isso, produções para as telinhas ou para as telonas que trazem personagens com autismo podem ser uma boa opção para quem quer entender melhor o TEA ou apenas se ver representado.
O TEA é uma condição de desenvolvimento neurológico, definida por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos ou interesses repetitivos ou restritos. A gravidade e a apresentação dos sintomas em cada indivíduo é variável, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O transtorno é permanente, sem possibilidade de cura, mas o diagnóstico e a intervenção precoces contribuem para alterar o prognóstico, suavizar os sintomas e ampliar a qualidade de vida.
Para quem quer saber mais sobre o tema, a CNN separou uma lista de oito filmes e séries com personagens que fazem parte do espectro autista para assistir.
1. “Uma Advogada Extraordinária”
A produção coreana acompanha uma jovem advogada no espectro autista que desvenda seus casos de maneiras brilhantes. A série está disponível na Netflix.
2. “Atypical”
Esta série conta a história de um rapaz de 19 anos no espectro autista que decide buscar o amor e sua independência. Sam (Keir Gilchrist) embarca nessa jornada de autodescoberta e faz com que sua família também precise se adaptar às suas decisões e escolhas.
A produção está disponível na Netflix.
3. “Encontro de Irmãos”
A produção dos anos 1980 venceu o Oscar de Melhor Filme e retrata os irmãos Charlie (Tom Cruise) e Raymond (Dustin Hoffman), que descobrem da existência um do outro depois da morte de seu pai.
Charlie descobre que Raymond, que faz parte do espectro autista, herdou a fortuna do pai e decide sequestrar o irmão da clínica onde ele está internado e levá-lo até Los Angeles para exigir metade do dinheiro. Durante esta viagem, no entanto, os dois começam a se conhecer e se entender melhor.
O filme está disponível no Prime Video.
4. “The Good Doctor: O Bom Doutor”
Um jovem médico-cirurgião que está dentro do espectro autista é contratado para trabalhar num prestigiado hospital. Shaun Murphy (Freddie Highmore) terá que se adaptar à cidade grande e enfrentar as dificuldades no relacionamento com os novos colegas, enquanto usa suas habilidades para salvar vidas.
A série está disponível no Globoplay.
5. “Tudo Que Quero”
Neste filme, a jovem Wendy (Dakota Fanning), que está dentro do espectro autista, decide fugir de casa sozinha em busca de um sonho: entregar seu roteiro e ganhar uma competição de escrita.
O filme está disponível apenas para aluguel no YouTube, Prime Video, Google Play e Apple TV.
6. “Farol das Orcas”
A história acompanha Lola (Maribel Verdú), uma mãe que decide levar seu filho autista de 11 anos, Tristán (Joaquín Rapalini), até a patagônia na Argentina para observar um grupo de baleias orcas selvagens. O solitário guarda-florestal Beto (Joaquín Furriel) decide ajudá-los com o objetivo de fazer Tristán criar uma conexão emocional.
O filme está disponível na Netflix.
7. “O Contador”
Neste longa de ação, Christian Wolff (Ben Affleck), que faz parte do espectro autista, se torna um excelente contador devido a sua facilidade com números, mesmo sofrendo com a sensibilidade a ruídos e barulhos muito altos.
Wolff começa a trabalhar para organizações criminosas e, ao descobrir um problema na contabilidade de uma delas, coloca sua vida em risco.
O filme está disponível no Max e no Prime Video.
8. “Voa”
Este curta animado tem apenas 11 minutos, mas retrata o momento no qual um pai percebe que seu filho é diferente das outras crianças de sua idade, e tem que escolher a melhor maneira de lidar com isso.
O curta está disponível no Disney+.
Dia Mundial do Orgulho Autista: veja os diferentes sinais da condição