“Deserto Particular” é escolhido pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2022
O Brasil não é indicado ao Oscar desde 1999, quando o filme “Central do Brasil” concorreu à premiação
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, nesta sexta-feira (15), que o filme brasileiro escolhido para tentar uma vaga no Oscar 2022 será o Deserto Particular, do diretor Aly Muritiba.
Escolhido entre 15 longas-metragens, o filme será enviado para a Academia de Cinema de Hollywood, que avaliará quais filmes irão concorrer à categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
O Brasil não é indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desde 1999, quando o filme Central do Brasil concorreu nesta categoria e de Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro.
Deserto Particular começa na cidade de Curitiba e conta a história de um ex-policial, Daniel. Depois de acabar com a própria carreira, ele decide ir para o sertão baiano procurar uma mulher com quem ele tem um relacionamento virtual.
O filme foi premiado em uma mostra paralela do último Festival de Veneza e ovacionado durante 10 minutos pelo público quando a exibição terminou.
A estreia do longa será na próxima semana, durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontecerá entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro.
(Publicado por Daniel Fernandes)