Cunhã-poranga, Sinhazinha, Amo do boi: conheça representantes de Caprichoso e Garantido
Apresentações do Festival de Parintins são divididas por "itens" que ajudam a contar as histórias dos bois durante as três noites de espetáculo
O Festival de Parintins é um dos maiores eventos folclóricos do país — o maior a céu aberto do mundo — e ocorre, todos os anos, no último fim de semana do mês de junho na ilha de Parintins, no Amazonas. É lá que os bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputam o título de melhor boi do festival.
O duelo se dá durante as três noites de apresentações no Bumbódromo, arena onde o espetáculo acontece. Muitos dos representantes dos bois são pessoas que vivem a cultura amazonense desde o nascimento e levam o boi-bumbá para todo o Brasil.
A CNN conversou com alguns dos itens de Caprichoso e Garantido para conhecer a história deles com seus bois, como eles se preparam para as apresentações, quais festivais mais marcantes e o que significa representar a cultura e a paixão das nações azul e branca e vermelha e branca.
Apresentador
É o item 01 do Festival. Responsável por conduzir e narrar toda a temática do boi-bumbá que representa. É uma das figuras centrais do espetáculo por ser responsável por contar ao público toda a história que está sendo apresentada no espetáculo.
“Na arena, acabo me tornando multifacetado, sobretudo com muito amor, dedicação, entrega de corpo e alma, num entrelaçamento eterno com a minha inigualável galera vermelha e branca”, diz Israel Paulain, apresentador do boi Garantido desde 2002. Já são 22 anos apresentando a temática do boi da baixa do São José.
Representar o Garantido é seguir o legado do meu ídolo Paulinho Faria. É a realização de um sono de criança.
Israel Paulain
Para Israel, a preparação para o festival requer concentração. “Extrema concentração, com um isolamento necessário, tendo um grande apoio espiritual da minha família, para os devidos afinamentos, com objetivo de entregar um grande espetáculo do Boi Garantido no Bumbódromo.” Ele diz o festival de 2006 foi o que mais o marcou, por ser o ano em que o Garantido se tornou tricampeão seguido do festival (2004, 2005 e 2006).
“Um item completo, que possui todos os atributos de campeão”, diz o encarte do Boi Caprichoso para o Festival de Parintins de 2023. A frase é destinada a Edmundo Oran, apresentador do boi da estrela na testa. Cria da escolinha de artes do Boi Caprichoso, Edmundo já passou pelas funções de animador de galera e amo boi, até chegar ao posto de apresentador.
O Caprichoso é minha paixão, meu amor maior
Edmundo Oran
Edmundo diz que sua preparação para um festival começa cerca de um mês após finalizados os trabalhos do evento anterior. E conta que, para ele, a parte mais difícil de toda a preparação é o lado familiar. Nascido, criado e atual morador da cidade de Parintins, ele relata que as obrigações do boi às vezes o deixa longe de sua família. “É difícil estar em casa. Estou sempre viajando. Às vezes o boi me manda para Manaus para fazer algum curso, reuniões… até junho, esquece.”
O artista destaca, entre os momentos mais emocionantes dos festivais que já participou, a entrada de seu filho, então com oito anos, junto com ele no festival de 2018. E também o festival de 2019, durante a última entrada de Arlindo Junior ao bumbódromo. Arlindo, o “Pop da Selva”, foi um artista amazonense e um nome histórico do Boi Caprichoso. Ele faleceu em dezembro de 2019, vítima de um câncer de pleura.
Levantador de Toadas
Item 2. É o responsável por cantar a maioria das toadas dos bois durante a apresentação no bumbódromo. Sebastião Junior é o levantador do Garantido e Patrick Araújo o responsável por cantar as toadas do Caprichoso. Uma curiosidade: Patrick é sobrinho de Sebastião. Mesma família, bois diferentes.
Amo do Boi
É o versador do boi. Responsável por entoar versos exaltando o boi, sua torcida e também provocando o adversário. Responde pelo item 6.
Prince do Caprichoso faz parte do boi desde 1996. Como Amo do Boi, ele ressalta que preparação mental como principal para conseguir se apresentar bem. “Preparação mental, né? A gente tem que ficar centrado, concentrado, e com a mente, realmente, muito focada nesses três dias. Então, os dias que antecedem o festival são primordiais para podermos fazer um grande trabalho.”
Eu tenho uma grande alegria de poder ser uma pessoa que representa o Caprichoso
Prince do Caprichoso
Para Prince, o festival mais marcante foi o de 2007, que marcou sua estreia no Bumbódromo. Além de ter sido seu primeiro festival, a vitória naquele ano foi do Caprichoso, o que deixou o evento ainda mais especial. “Quando Caprichoso é campeão, aí a gente consegue coroar 100% aquele o trabalho que a gente fez.”
O artista ressalta, ainda, que todo o esforço dentro da arena é feito para contemplar a torcida do boi. Principalmente a “galera” — fatia da torcida que entra gratuitamente no Bumbódromo. Para isso, os torcedores precisam passar horas, às vezes dias, na fila para conseguir entrar na arena. “A nossa galera chega de manhã e fica nessa fila até duas da tarde, quando abrem os portões. E ficam no bumbódromo até começar a apresentação do boi. Se o boi for o último a se apresentar, a apresentação começa dez, onze da noite. Realmente é um amor inexplicável. Precisamos dar esse título a eles.”
João Paulo Faria, Amo do Boi Garantido, começou sua relação com o boi-bumbá antes mesmo de nascer, como o próprio relata. João reforça os laços de sua família com o Garantido, onde pais, tios e avós fizeram parte da história do boi. “A minha família, por parte de pai, é envolvida com o nosso Boi desde a década de 1950.” Nascido em Parintins, João Paulo entrou na arena pela primeira vez aos três anos, de mãos dadas com seu tio Paulinho Faria, que foi apresentador do boi por quase 30 anos.
Minha história com o Garantido vem antes mesmo de eu nascer
João Paulo Faria
Antes de ser amo do boi, posto que passou a ocupar em 2020, João Paulo foi integrante da Batucada do Garantido de 1997 a 2013. Atuou, também, como Pai Francisco de 2015 a 2019, formando com Mãe Catirina o casal protagonista do auto do Boi Bumbá. Para ele, a parte mais trabalhosa do item que ele representa é a criação dos versos, por ser algo totalmente autoral que ele apresenta de 3 a 4 vezes em cada noite de apresentação do boi. “Gosto muito de sempre levar conteúdo inédito para a arena, especialmente nos versos de desafio ao boi contrário. Gosto de dizer que é um ‘veneno destilado em barris de carvalho por muitos meses’.”
Para João Paulo, um dos principais significados de defender o Garantido é poder levar, para as próximas gerações, os ensinamentos que ele recebeu de sua família. “É uma honra muito grande defender o item que um dia pertenceu ao nosso fundador, Lindolfo Monteverde, conhecer a fundo a história do Garantido e poder contar para as novas gerações tudo aquilo que cresci ouvindo e aprendendo.”
Sinhazinha da Fazenda
Item 07. Na história do boi-bumbá, a sinhazinha é a figura central. Filha do dono da fazenda, se apresenta com sorrisos, leveza e evolui ao lado do boi. Atualmente marca o “duelo de Valentinas” – Valentina Coimbra, pelo Garantido, e Valentina Cid, pelo Caprichoso.
“Leveza no bailar, ela flutua com sua dança angelical e delicada.” É assim que o Boi Garantido descreve Valentina Coimbra, sinhazinha da fazenda do bumbá. Valentina destaca que sua preparação para atuar no Bumbódromo acontece durante todo o ano. Só para em julho, logo após o festival, e nas festas de fim de ano. “Acho que eu só paro de me preparar e pensar sempre no festival logo após, né? Período de julho. Preciso descansar a mente e corpo.”
Existe uma Valentina antes e uma Valentina depois de entrar no Garantido
Valentina Coimbra
Para Valentina, entrar no Garantido a fez se redescobrir. “Me desenvolvi muito. Conheci as minhas fraquezas, as minhas inseguranças, assim como eu consegui superar elas. Representar esse item para mim é muita emoção, porque ele representa todas as minhas vitórias, as minhas superações.”
Ela destaca que, mesmo com inúmeras funções em seu dia a dia, vale a pena todo o esforço para representar o boi Garantido. “Eu sou apaixonada pelo garantido, pelo meu item, pela galera vermelha e branca.”
“E desde pequenina, já era bailarina. Princesa Valentina, matriarca incentivou. Bailado de família, é a dinastia de Roque Cid.” Os versos são da toada “Bela Valentina”, entoada a cada apresentação de Valentina Cid no Bumbódromo. Nascida em Parintins, ela é mais um item criado na escolinha de artes do Boi Caprichoso. Filha de Karina Cid, sinhazinha da fazenda do Caprichoso por muitos anos, Valentina é tataraneta de Roque Cid, criador do boi azul e branco. “Minha história começa bem pequenininha. Nasci ao lado do Caprichoso em Parintins. E com isso eu sempre frequentei as festas, os eventos, minha mãe, meus pais me levavam para o Curral.”
Mademoiselle, bailarina. És a mais bela, Valentina. Estrela, nasceu tão brilhante, um dom natural
Toada Bela Valentina
Mesmo tendo visto a mãe se apresentando e frequentando o Caprichoso desde criança, Valentina ainda sente a pressão da competição. “Mais difícil no festival é lidar com a pressão de estar numa competição, né? Tem esse preparo psicológico. É um desafio. Todo ano é como se fosse a primeira vez. Então tem aquele nervosismo.”
Para Valentina Cid, o festival de 2017 foi o mais marcante por ser sua estreia, pela qual esperou por muitos anos. “O festival mais marcante foi o festival de 2017, que foi a minha estreia. Foi muito esperada por mim, durante quase toda a minha adolescência. Sonhei com aquilo e foi realizada. Então foi a realização de um sonho. Sempre levarei comigo esse festival.”
Cunhã-poranga
Item 09. Cunhã-poranga é a “moça bonita” da aldeia. A guardiã de seu povo. Expressa força através da beleza. É a guerreira nativa incorporando toda a ancestralidade dos povos indígenas. Mostra a luta e o poder da mulher. O item é representado por Marciele Albuquerque, no Caprichoso, e Isabelle Nogueira, participante do BBB 24 pelo Garantido.
Abaixo, veja a lista completa de todos os itens que compõem os bois Caprichoso e Garantido:
Bloco A — Comum/Musical
- Item 01 — Apresentador
- Item 02 — Levantador de Toadas
- Item 03 — Batucada / Marujada
- Item 06 — Amo do Boi
- Item 11 — Toada (letra e música)
- Item 19 — Galera
- Item 21 — Org. Conj. Folclórico
Bloco B — Cênico/Coreográfico
- Item 05 — Porta-Estandarte
- Item 07 — Sinhazinha da Fazenda
- Item 08 — Rainha do Folclores
- Item 09 — Cunhã-Poranga
- Item 10 — Boi-Bumbá (evolução)
- Item 12 — Pajé
- Item 20 — Coreografia
Bloco C — Artístico
- Item 04 — Ritual Indígena
- Item 13 — Povos Indígenas
- Item 14 — Tuxauas
- Item 15 — Figura Típica Regional
- Item 16 — Alegoria
- Item 17 — Lenda Amazônica
- Item 18 — Vaqueirada