Conheça Tontom, filha de Heloísa Périssé, que viralizou no TikTok como cantora
Aos 17 anos, Antônia Périssé lançou seu primeiro álbum, intitulado "EP Mania 2000"
Antônia Périssé, mais conhecida como Tontom, se tornou um verdadeiro fenômeno nas redes sociais com o lançamento de “Tontom Perigosa”, single de seu primeiro álbum, “EP Mania 2000”. Aos 17 anos, a filha da atriz Heloísa Périssé garante que seu núcleo familiar foi muito importante para seu interesse pela carreira artística.
Em entrevista para a CNN, a jovem se descreveu como uma menina criativa, que ama arte e é realmente curiosa. “Acho que é por isso que eu quero seguir nessa carreira de artista. Fazer música e estar no palco são algumas das coisas que mais me fazem sentir viva”.
E essa conexão com a música não é de hoje. De acordo com Tontom, desde muito nova sua família notou seu talento. “Quando eu era pequenininha, com uns dois ou três anos, eu já inventava música. Com sete, comecei a fazer aulas de piano. Aos 11, fiz aula de canto com a preparadora vocal da peça ‘Alice no País da Internet’, que fiz com minha mãe e minha irmã [Luísa Périssé]”.
“Desde então, essa paixão só foi crescendo”, garantiu a cantora, que começou a se aprofundar em sua carreira durante a pandemia — época em que foi criado o seu primeiro hit.
“Eu tinha o título da música: ‘Tontom Perigosa’. Isso passava constantemente pela minha cabeça, mas eu nunca tinha feito nada a respeito. Um dia, eu estava em um curso de verão no exterior, em que todo mundo era músico. Isso foi muito bom para o meu processo de tomar coragem para compor”, relembra na conversa com a CNN.
Eu escrevi muitas músicas e ‘Tontom Perigosa’ foi uma das que sentei no piano e ela simplesmente veio. Tem processos criativos que são meio inexplicáveis. A música só te atravessa e você é obrigada a colocar para fora.
Tontom
Sucesso nas redes sociais
Foi graças ao TikTok que a canção estourou neste ano, alcançando o Top Viral do Spotify por alguns dias. No dia 3 de maio, Tontom compartilhou um vídeo despretensioso na plataforma, escutando a música enquanto tomava café da manhã. Atualmente, ele já conta com mais de 1,6 milhões de visualizações.
“Eu fiquei realmente chocada com o poder do TikTok. É uma coisa maluca. Se você souber usar, pode chegar muito longe. E se tiver sorte também, porque existe esse fator”, completou ela.
Depois de pouco mais de uma semana, Tontom apresentou seu recente sucesso no palco do programa Domingão com Hulk (TV Globo), após realizar uma homenagem para Heloísa Périssé. Se a composição já era um hit, a partir daí o sucesso triplicou.
Comparações com Rita Lee
Com uma batida melódica e uma letra chiclete, “Tontom Perigosa” logo começou a ser comparada com algumas das músicas lançadas por Rita Lee — algo que deixou a jovem honrada.
Eu amo a Rita Lee, eu sou apaixonada por ela, então eu recebo essa comparação de uma forma muito positiva.
Tontom
“Eu tenho muito desejo de ser única e que as pessoas entendam que as minhas músicas são as minhas músicas. Não tenho a menor intenção de ser a futura alguém ou qualquer coisa do tipo”, acrescentou, admitindo ter como referência artistas como Beatles, Erasmo Carlos, Mac DeMarco, Billie Eilish e Bod Dylan.
Apoio de Heloísa Périssé
Muito antes de Tontom cogitar sua carreira musical, Heloísa Périssé já tinha suspeitas de que a filha escolheria esse caminho — algo que, hoje, é um grande motivo de orgulho para a atriz. “Ela fica muito orgulhosa, sai falando para todo mundo: ‘já viu álbum da minha filha?’. Parece que é uma coisa dela mesmo de tão animada e feliz que ela fica com o meu resultado”, revelou a jovem.
Foi a mãe também que inspirou a adolescente a se jogar de cabeça em suas criações. “Minha mãe é uma pessoa que está criando o tempo todo, ela não para de criar e ela não se importa muito. Ela não se priva das ideias ruins. Eu acho que essa é a melhor coisa que você pode ter em mente na hora em que está criando algo”.
Planos de Tontom
Apelido usado desde a infância por sua família, a jovem decidiu que este seria o melhor nome artístico para que seu público pudesse se sentir o mais próximo possível dela.
“Acho que eu me sinto mais íntima de quem me chama de Tontom, de certa forma. Queria criar essa intimidade com o público, eu acho que Antônia é uma coisa dura de certa forma. É um nome lindo, eu amo meu nome, mas o Tontom me leva para um lugar mais descontraído”, garantiu a cantora à CNN.
Focada em curtir o atual momento de sua carreira, a jovem ainda conta seus planos para o futuro. “Tenho vontade de lançar mais um álbum mais para frente, mas o mais importante neste primeiro momento é reunir um tantinho de gente que realmente se identifique comigo”.
O que eu mais quero é construir essa família, com pessoas que vão me apoiar e acompanhar meu trabalho. Não precisa ser muita gente. Todo mundo é bem-vindo.
Tontom