Conheça o Bumbódromo, arena onde Caprichoso e Garantido disputam o Festival de Parintins
Centro Cultural tem formato de cabeça de boi e é igualmente dividido entre azul e vermelho
A grande disputa entre Caprichoso e Garantido acontece todos os anos na cidade de Parintins, interior do Amazonas. E o evento acontece em um palco montado exclusivamente para o Festival Folclórico: o Bumbódromo.
Sua estrutura lembra o formato de uma cabeça de boi. A arena é igualmente dividida entre as cores azul e vermelho e possui 25 mil lugares separados entre arquibancadas, cadeiras e camarotes.
No espaço, as arquibancadas são dedicadas às “galeras” — torcedores dos dois bois que entram gratuitamente no Festival de Parintins e são “itens” dos bois, contando pontos na apuração final do festival.
O Bumbódromo foi construído em 1988 para ser palco da grande festa de boi-bumbá da cidade amazonense. Em 2013 foi reformado, ganhando novo sistema de iluminação, de som, camarotes e acesso para portadores de necessidades especiais. Passou a ser, também, um centro cultural de Parintins.
Sentido da divisão por cores
A divisão por cores do Bumbódromo não é somente dentro da arena. Esse “meio a meio” entre cores mostra, ainda, a divisão da cidade. O lado azul da arena aponta para a parte azul da cidade, onde fica o curral Zeca Xibelão, do Boi Caprichoso. A parte vermelha aponta para o lado vermelho de Parintins, onde está localizada a Cidade Garantido, curral do Boi Garantido.
Cursos e oficinas
Segundo a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, a arena conta com espaços para formação técnica em artes, além de abrigar oficinas de dança, artes visuais, música popular e teatro.
O local conta, ainda, com salas multiuso e multimídia, com galerias de arte, cineclube, biblioteca, teatro e com um memorial em homenagem aos dois bois de Parintins.