Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Combate ao preconceito contra idosos será tema de revista da “Turma da Mônica”

    Em uma parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, o Instituto Mauricio de Sousa pretende estimular o respeito a pessoas idosas para o público infantil

    Novo quadrinho da Turma da Mônica fará campanha de combate ao preconceito contra idosos
    Novo quadrinho da Turma da Mônica fará campanha de combate ao preconceito contra idosos Divulgação

    Luan Leãoda CNN

    O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania anunciou uma parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para a criação de uma revista com personagens da Turma da Mônica sobre o combate ao preconceito contra pessoas idosas. A iniciativa divulgada na última quarta-feira (28) busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre o etarismo – ou seja, preconceito contra pessoas idosas.

    A série de histórias em quadrinhos da turminha mais famosa do Brasil vai aproximar duas gerações na luta contra o preconceito. Essa será a primeira vez que o Instituto Mauricio de Sousa vai tratar sobre diferentes gerações, depois de abordar temas como direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e questões ligadas à juventude.

    A pasta divulgou que a revista tem previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano e procura disseminar conhecimento sobre o processo de envelhecimento, além de estimular o respeito, fortalecimento dos vínculos familiares, solidariedade e valorização entre as gerações.

     

     

    Para o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, é importante que a mensagem seja feita através de uma personagem icônica para as crianças. “É importante destacar que no momento desse acordo a gente tem uma personagem que é retratada como criança na maior parte das edições, mas que já é uma pessoa idosa, que já foi retratada como adolescente e que, possivelmente, será retratada na perspectiva da pessoa mais velha ou trazendo reflexões da velhice”, ressalta o secretário.

    O desenhista, criador da série e presidente do Instituto, Mauricio de Sousa, também participará do processo. Conforme divulgado no comunicado à imprensa, Sousa avaliou a nova ação: “Por meio das histórias em quadrinhos, com uma linguagem de fácil compreensão, é possível disseminar mensagens positivas sobre a convivência entre as gerações.”

    “Os pais, mães, tios e tias, avôs e avós têm feito cada vez mais parte das histórias da Turma da Mônica. É importante mostrar às crianças e aos jovens que as pessoas idosas precisam ter seus direitos respeitados e que todos ganham com essa convivência mais próxima”, destaca o criador da Turma.