Chas Newby, baixista que abandonou os Beatles para ser professor, morre aos 81 anos
A morte do britânico foi homenageada pelo Cavern Club, local em que os garotos de Liverpool começaram a carreira
Chas Newby, músico e professor britânico que chegou a dividir os palcos com os Beatles, morreu nesta segunda-feira (22), aos 81 anos. A causa da morte não foi revelada até o momento.
Apesar de nunca ter visto a música como um meio de viver, como disse em entrevista ao tabloide britânico Sunday Mercury em 2012, Charles “Chas” Newby teve uma boa experiência na área para saber como seria ser baixista de uma das maiores bandas do planeta.
Em 1960, ele fez quatro shows ao lado de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, enquanto Stuart Stucliffe, primeiro baixista dos Beatles, estava em Hamburgo dando os passos iniciais na carreira como pintor.
Stucliffe retornou aos shows uma semana depois e Newby retomou os estudos na universidade. “Eu queria fazer química. John, Paul e George queriam ser músicos”, disse Chas na entrevista ao jornal britânico.
Um ano depois, no entanto, Stucliffe decidiu deixar a banda de vez e iniciar os estudos em arte. Então, a formação dos Beatles como conhecemos, com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, começa a acontecer.
Apesar de ter se tornado professor de matemática para o ensino médico, Newby seguiu com o baixo em paralelo. Além de ter uma banda de caridade chamada Racketts, ele integrou uma nova formação do grupo Quarryman, em 2016. Quarryman foi formada, originalmente, em 1956, por John Lennon, ainda antes dos Beatles.
O Cavern Club, local em que os garotos de Liverpool tocaram diversas vezes no início da carreira, lamentou a morte de Newby pelas redes sociais. “É com grande tristeza que recebo a notícia da morte de Chas Newby”, diz o post no Facebook. “Curiosamente, ele também foi o primeiro baixista canhoto dos Beatles”.