CEO da agência do grupo de k-pop FIFTY FIFTY vendeu carro para investir nelas
Atualmente o quarteto, que é da pequena agência ATTRAKT, está na parada musical Billboard Hot 100
Se você usa o TikTok, provavelmente já ouviu a canção “Cupid”, do grupo de k-pop FIFTY FIFTY.
Quem está por trás do hit é o quarteto Aran, Keena, Saena e Sio, que debutou na indústria do k-pop em novembro de 2022. E na última semana de março desse ano elas fizeram sua estreia no ranking Billboard Hot 100 com a canção, que ficou na última colocação.
Esta semana, a canção atingiu um novo pico na parada musical, subindo para o 94º lugar.
Conseguir um lugar na Billboard Hot 100, que semanalmente lista as 100 músicas mais populares nos Estados Unidos, é um grande feito para um artista, especialmente para um estrangeiro que não está canta em inglês.
No caso do FIFTY FIFTY é ainda mais surpreendente por ser um grupo que vai completar apenas cinco meses e é de uma empresa pequena, a ATTRAKT.
Até então, só tinham entrado na parada musical bandas de grandes agências como Wonder Girls, BTS, BLACKPINK, TWICE e New Jeans.
Vale lembrar, no entanto, que o BTS, considerado o maior grupo do mundo no momento, nasceu em 2013, quando a HYBE não era um conglomerado e sim apenas uma pequena empresa chamada Big Hit Music.
Os sete integrantes do BTS devem entender bem as dificuldades passadas pela empresa do FIFTY FIFTY, que tinha um orçamento limitado para lançar seu mini-álbum de estreia, The Fifty, mas teve a sorte de chamar a atenção da crítica e de fãs ao redor do mundo logo no início da carreira.
Em entrevista ao site Hankyung.com, o CEO da ATTRAKT, Jeon Hong-joon, falou sobre os sacrifícios que fez para investir no grupo.
“Depois do primeiro álbum, vendi meu carro e comi coisas baratas para cobrir os custos de produção. Até gravamos em um estúdio de gravação de um amigo”, contou.
Ele disse que economizou em áreas como alimentação e no figurino, mas não na qualidade da música. A prioridade número um era produzir canções agradáveis de se ouvir, mesmo sem elementos visuais.
Quanto à estratégia, Jeon Hong-joon confirmou que tinha o objetivo de conquistar o mercado estadunidense, mas que não puderam promover tanto quanto grandes agências por falta de fundos.
“Nós nem pensamos na Billboard”, confessou. “Não tínhamos orçamento para marketing global, então fomos a gravadoras locais e pedimos que ouvissem nossa música pelo menos uma vez”.
Para conquistar o público estrangeiro, focaram no streaming: “A maioria dos consumidores de música pop nos EUA são estudantes do ensino médio, do ensino fundamental e universitários, e eles ouvem muita música em seus celulares, então nos concentramos apenas nas classificações do Spotify”, contou. “Mas então, ‘Cupid’ explodiu como um desafio do TikTok”.
Atualmente, a hashtag #CupidChallenge já conta com mais de 80 milhões de visualizações na rede social chinesa.
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Na entrevista, o CEO da ATTRAKT deixou sua ambição clara: “O objetivo do FITY FITY é se tornar o BTS feminino”.