Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Cem Anos de Solidão”: conheça o livro que vai virar série da Netflix

    Lançado em 1967, a obra de Gabriel García Márquez é considerada uma das mais importantes da América Latina

    Fernanda Pinottida CNN , em São Paulo

    Nesta quarta-feira (17), data em que a morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez completa 10 anos, a Netflix divulgou o teaser da série que adapta sua obra mais conhecida: “Cem Anos de Solidão”.

    O livro, publicado em 1967, é considerado um dos mais importantes da América Latina e do realismo fantástico, corrente literária responsável pelo “boom” da literatura latino-americana na segunda metade do século 20.

    Foi graças a ele que García Márquez recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

    “Cem Anos de Solidão” acompanha sete gerações dos Buendía, uma das famílias fundadoras de Macondo, o vilarejo fictício no qual se passa a história.

    A obra narra as vidas dos integrantes desta família, misturando elementos mágicos em cenários cotidianos, nos quais os personagens sequer parecem perceber o absurdo das situações que vivenciam. O livro conta não apenas a história repleta de altos e baixos, e de sorte e azar dos Buendía, mas também do lugar onde moram.

    No entanto, como o próprio García Márquez declarou em conversa com outro nome consagrado da literatura latino-americana, o peruano Mario Vargas Llosa, ele não acredita ter inventado nada de tão surreal em suas obras: “Eu acredito que, particularmente em ‘Cem Anos de Solidão’ sou um escritor realista, porque acredito que na América Latina tudo é possível, tudo é real.”

    “O que acontece é que, na América Latina, por decreto se esquece um acontecimento de uns três mil mortos… Isso, que parece fantástico, foi tirado da mais miserável realidade cotidiana”, acrescentou ele, fazendo referência a um dos trechos de seu livro.

    Os personagens retratados pelo escritor colombiano e suas vidas representam a população de todo um continente, que compartilha um passado similar e ainda luta para superar dificuldades históricas.

    Não é à toa que García Márquez decide dar nomes repetidos para os Buendía, já que as diferentes gerações parecem ainda enfrentar os mesmos problemas. Ao longo de 100 anos, são mais de 20 Aurelianos e quase meia dúzia de José Arcádios na família.

    Adaptação de “Cem Anos de Solidão” para série

    Como uma das condições para sua realização, a produção da Netflix foi filmada totalmente em espanhol na Colômbia e contou com o apoio da família de Gabriel García Márquez — que lançou um livro inédito do autor em março.

    A série tem direção de Laura Mora Ortega e Alex García López e será lançada ainda em 2024 pela Netflix, que adquiriu em 2019 os direitos para adaptar o livro.

    Veja o teaser da série

     

    Tópicos