Cate Blanchett cita e elogia Clarice Lispector em festival na Espanha: “Gênia”
No Festival de Cinema de San Sebastian, atriz ganhou prêmio pelo conjunto de sua obra
A atriz Cate Blanchett, 55, citou e elogiou a escritora Clarice Lispector no Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha, no sábado (21). A homenagem aconteceu depois da artista ganhar o primeiro Prêmio Donostia pelo conjunto de sua obra.
Antes de discursar, o ator George Clooney, 63, homenageou a conquista e o trabalho de Cate. Em um vídeo transmitido no evento, ele a colocou no mesmo patamar de grandes atrizes e atores do cinema, como Meryl Streep, Marlon Brando e Robert de Niro.
“Sinto-me sortudo por ter tido a oportunidade de trabalhar com alguém tão gentil e talentosa — e tenho orgulho de poder te chamar de amiga”, disse o artista.
Conhecida por atuações icônicas, como na franquia de “O Senhor dos Anéis”, Cate se emocionou com a surpresa e, em seguida, discursou enquanto aceitava o prêmio. Ao opinar que “vivemos em tempos incertos”, ela afirmou buscar coragem nas obras de Clarice Lispector.
“Vivemos em tempos incertos e busco coragem em Clarice Lispector, uma autora brasileira que é um gênio em absoluto. Tenho lido o trabalho dela recentemente. Ela diz: ‘Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo’. Vivo com esperança, a jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite”, discursou Cate.
Após a cerimônia, a atriz citou Clarice Lispector novamente durante uma coletiva de imprensa. Em um vídeo que circula nas redes sociais, a artista disse: “Tenho lido Clarice Lispector, uma incrível autora brasileira. E ela diz: ‘Só se consegue a simplicidade através de muito trabalho’. Então, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação”.
Assista ao discurso abaixo: