Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carnaval: Rio vive expectativa pela apuração do Grupo Especial

    Abertura dos envelopes e leitura das notas serão feitas na tarde de terça-feira (26), na Marquês de Sapucaí

    Stéfano Sallesda CNN , no Rio de Janeiro

    Encerrada a segunda e última noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, foliões e componentes aguardam um momento importante da festa: a apuração. As notas e a campeã da folia serão conhecidas nesta terça-feira (26), na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí.

    Ao longo de duas noites, 12 agremiações passaram pelo sambódromo do Rio e fizeram o público matar a saudade do Carnaval, que não acontecia na cidade-símbolo da celebração desde 2020, quando a Unidos de Viradouro, de Niterói, conquistou seu segundo título.

    As agremiações serão avaliadas em nove quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, comissão de frente, fantasias, além de mestre-sala e porta-bandeira.

    Cada quesito será avaliado por cinco jurados e serão descartadas duas notas: a maior e a menor. Em relação às obrigatoriedades, espera-se que o Paraíso do Tuiuti seja penalizado em dois décimos. A agremiação de São Cristóvão estourou o tempo limite de apresentação em dois minutos.

    Escola Vila Isabel desfila no Grupo Especial do Rio
    Carnaval 2022: Escola Vila Isabel desfila no Grupo Especial do Rio / Foto: Marcelo Piu | Prefeitura do Rio

    A apuração costuma levar bom público para acompanhar a divulgação das notas no sambódromo e reúne foliões nas quadras das escolas, principalmente nas das favoritas, na expectativa de nova celebração. Desta vez, pelo título.

    As seis primeiras colocadas do Grupo Especial voltam à Marquês de Sapucaí no sábado (30), para o desfile das campeãs, e se apresentam, em ordem, do sexto ao primeiro lugar.

    A última colocada será rebaixada para a Série Ouro, da qual ascenderá uma participante, que se tornará a nova inquilina da Cidade do Samba.

    Na sexta-feira (22), se apresentaram Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor. Neste sábado, foi a vez de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.

    Tópicos