Carnaval 2025: Colorado do Brás divulga samba sobre Filhos de Gandhy; ouça
Agremiação volta ao Grupo Especial em 2025 e abrirá os desfiles da sexta-feira de Carnaval no Anhembi
A Colorado do Brás divulgou, no domingo (26), o samba-enredo sobre o afoxé Filhos de Gandhy que embalará seu desfile no sambódromo do Anhembi em 2025. O cortejo marcará o retorno da agremiação ao Grupo Especial, divisão onde ela esteve pela última vez em 2022, quando foi rebaixada.
Os compositores da obra são Léo do Cavaco, Thiago Meiners, Sukata, Cláudio Mattos e Rafael Tubino, nomes consagrados na escola do bairro do Pari, localizado na região central de São Paulo. Leó do Cavaco, inclusive, é o intérprete principal da escola vermelho e branco, que abrirá os desfiles da sexta-feira de Carnaval na capital paulista.
“Afoxé Filhos de Gandhy no ritmo da fé” será desenvolvido pelo carnavalesco David Eslavick, que já fazia parte da agremiação e estreia na função em 2025. Neste ano, a Colorado fez um desfile sobre o mandacaru, que garantiu o vice-campeonato do Grupo de Acesso 1 e o acesso ao Grupo Especial à escola.
O Filhos de Gandhy é um afoxé fundado em 1948 por estivadores de Salvador que desfila pelas ruas da capital baiana no Carnaval, em defesa da paz. De lá para cá, ele se tornou tradicional na folia local, conquistou o posto de maior afoxé do mundo reconhecido pelo Guinness Book e virou patrimônio cultural da Bahia.
Os homens que participam do cortejo se vestem com roupas que lembram o vestuário indiano, em referência a Mahatma Gandhi (líder que dá nome ao afoxé) e se adornam com colares nas cores azul e branca, em referência ao orixá Oxalá.
Ouça o samba-enredo da Colorado do Brás para 2025
Rio de Janeiro lidera buscas sobre o Carnaval 2024 no Brasil