Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Cabelos no inverno: 5 mitos e verdades sobre cuidados na estação mais fria do ano

    Especialista esclarece boatos e desmistifica crenças sobre como evitar que os cabelos fiquem prejudicados no frio

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN , São Paulo

    O inverno começa nesta quarta-feira (21) às 11h57, pelo horário de Brasília, como em outras as estações do ano, requer cuidados específicos com a saúde da pele, dos cabelos, unhas e do corpo como um todo.

    A dermatologista Ana Carolina Villela, de São Paulo, explica que, a chegada do frio mais intenso provoca reações nos cabelos.

    “A queda capilar é mais frequente. Banhos mais quentes podem levar a quadros de caspa e dermatites. A hidratação, inclusive, se faz ainda mais importante”, afirmou a médica.

    O período que corresponde entre o outono e o inverno é o melhor momento para realizar tratamentos estéticos, como conta a médica. “Podemos aproveitar essas estações para intensificar os ácidos no skincare diário e também ousar mais nos tratamentos de pele e cabelos, já que a época permite”, explica.

    Muitas pessoas acreditam em alguns mitos e acabam adotando práticas desnecessárias ou negligenciando cuidados essenciais. Portanto, para desmistificar ou confirmar alguns boatos, a especialista esclareceu algumas crenças.

    Mulher com cabelos em frente ao rosto
    Veja 5 mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos no inverno / Foto: Pixabay

    5 mitos e verdades sobre cabelos no inverno

    1 – Ficar com o cabelo preso todos os dias pode ser prejudicial?

    VERDADE. “A tração provocada pelo ato de prender o cabelo, vai “arrancando” os fios do bulbo, e com o tempo, caso a tração não seja interrompida, o bulbo pode sofrer um processo de cicatrização, não permitindo mais o crescimento do fio”.

    2 – Dormir com o cabelo molhado no inverno apodrece a raiz?

    MITO. “Apodrecer não apodrece, o que pode acontecer é que, principalmente no inverno, se o couro cabeludo ficar úmido ou molhado por muitas horas, predispõe o aparecimento de fungos e dermatites”.

    3 – Lavar o cabelo com água quente causa caspa?

    VERDADE. “Água em temperaturas muito altas, aumentam a produção de sebo pelo couro cabeludo, deixando o cabelo mais oleoso, consequentemente, favorecendo a caspa, que é uma colonização do couro cabeludo por fungos”.

    4 – Gripes e dietas mirabolantes podem causar queda de cabelo?

    VERDADE. “Várias causas podem estar associadas a queda de cabelo: gripes, resfriados, doenças como a Covid-19, dietas sem acompanhamento profissional, estresse, etc”.

    5 – Lavar o cabelo com água fria ajuda a diminuir o frizz?

    VERDADE. “Mas no inverno, ninguém quer lavar os cabelos com água fria, né? Uma opção pode ser tomar banho em horários mais quentes do dia, e no final da lavagem, passar pelo menos uma ducha de água mais morna. A água fria ajuda a fechar as cutículas e manter o frizz bem longe”.

    Caso você esteja enfrentando problemas corriqueiros com suas madeixas  – como caspa, quedas e/ou cabelos quebradiços – é recomendado consultar um dermatologista certificado que trate as condições nessas áreas, diz a especialista.

     

    Tópicos