Bumbódromo terá nova arte em mural para o Festival de Parintins 2024; veja
Arte foi escolhida por meio de concurso. De autoria do artista parintinense Pito Silva, desenho "Patrimônio em Festa" será exposto na entrada principal da arena
Com lançamento do Festival de Parintins 2024, o Governo do Amazonas divulgou, também, o vencedor do concurso para criação da marca oficial do evento. A arte, feita pelo artista parintinense Pito Silva, venceu o edital aberto e será exposta no mural principal do Bumbódromo de Parintins.
Além da exposição na Arena, o desenho será usado como “guia” para toda a linha de identidade visual da 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins. O duelo entre os bois Caprichoso e Garantido acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Segundo o artista Pito Silva, a obra foi criada para passar uma mensagem direta e de alcance ao Festival de Parintins, representado pelos bois Caprichoso e Garantido, e por uma criança. “A inspiração vem muito de berço. Cresci vendo assim. É uma brincadeira de criança que se tornou o maior espetáculo ao ar livre do Brasil, se tornou patrimônio cultural e imaterial do Brasil e isso nos orgulha muito. Então, a gente traz hoje, numa composição do mural, a figura de uma criança, de um curumim, que representa esse amor, essa paixão dos torcedores de Garantido e Caprichoso”, disse o artista.
Em suas redes sociais, Pito falou sobre a vitória no concurso e dedicou a vitória aos pais. “São meus maiores incentivadores.”
Sobre o artista
Pito Silva nasceu em fevereiro de 1988 na cidade de Parintins — Amazonas, é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Nasceu em uma família de artistas, iniciando sua trajetória com apenas 2 anos, mantendo uma importante atuação no segmento das Danças Urbanas. É líder fundador do Grupo Gravidade Zero — grupo influente que se tornou referência da Cultura Hip-Hop no Baixo Amazonas.
O artista também desenvolve ações paralelas entre a pintura e a dança, em ambos os segmentos artísticos, realiza trabalhos de curadoria, palestras, oficinas e coreografias.
Premiado em vários eventos estaduais, nacionais e internacionais, tanto na pintura quanto na dança, suas composições enfatizam os temas Amazônicos, valorizando a cultura e reconhecendo a Amazônia como Território de Identidade.
Atualmente, exerce a função de arte-educador, professor de Danças Urbanas, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro — Unidade Parintins da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.