Brasileira que trabalhou em “Divertida Mente 2” revela bastidores do filme
Bruna Berford trabalha no setor de animação da Pixar e já esteve presente em outros títulos do estúdio
“Divertida Mente 2” estreou nos cinemas brasileiros em 20 de junho e está dando o que falar. Além do filme ter se tornado a maior bilheteria de 2024, só no Brasil, a produção teve a maior abertura de uma animação no país, levando mais de 4,5 milhões de pessoas às salas de exibição.
A trama tem um salto temporal em relação ao primeiro longa, de 2015, e a protagonista Riley agora é uma adolescente. Junto com o amadurecimento, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a novas emoções: Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio.
Durante o processo de produção do filme, cerca de 100 pessoas do time de animação estiveram envolvidos. Uma dessas pessoas foi Bruna Berford, que é brasileira e trabalha na Pixar desde 2020.
Em entrevista à CNN, Bruna contou qual foi a sua função, que ia muito além de criar os movimentos dos personagens. “Eu cuido de toda a atuação dos personagens, das coisas que estão em cena. Eu dou vida aos personagens e faço com que eles pareçam estar vivos em cena”, afirmou.
“Tem todo um processo do motivo de eu estar movendo esse personagem dessa maneira, o que ele deve estar sentindo quando ele faz essa ação, tudo para poder passar a mensagem correta para quem está assistindo”, acrescenta.
A brasileira lembra que entrou na Pixar durante a pandemia de Covid-19 e, desde então, esteve na animação de títulos como “Luca” (2021), “Red: Crescer é uma Fera” (2022), a série de TV “Carros na Estrada” (2022) e uma outra série deve ser lançada no final deste ano.
Como funciona a animação da Pixar?
Durante a entrevista, Bruna destacou que a animação de um filme é muito detalhada e que, em “Divertida Mente 2”, não foi diferente. “A gente até brinca aqui dizendo que, às vezes, você não pode piscar. É muito trabalho e principalmente com um nível de animação que a gente tenta manter na Pixar, que é muito alto”.
A brasileira dá alguns exemplos e ressalta a importância de não assistir a um filme em tela pequena, como a de um celular: “A cada detalhe, você tem que animar até os cílios dos personagens, a pupila, a íris, você tem que animar tudo o que você vê em cena. Então, realmente demora muito tempo para você fazer 15 segundos, às vezes, você demora um mês e meio, quase dois meses para fazer 15 segundos em cena”.
Bruna conta que quase todo o departamento de animação da Pixar participou do filma e acrescenta que, no estúdio, a equipe tentou manter um animador fazendo uma sequência, que são várias cenas juntas, para facilitar o processo de raciocínio para quem vai animar os personagens.
Ela ressalta a importância dos diretores de animação em todo o processo do trabalho. “A gente tem que estar sempre mostrando pra eles. O trabalho deles é exatamente de fazer com que a gente anime, por exemplo, a Ansiedade igual, no mesmo ritmo, durante todo o filme. Então, é para isso que temos os diretores e os supervisores de animação constantemente olhando, para ver se tem alguma coisa que está se destacando de forma errada”.
Cena marcante em “Divertida Mente 2”
Entre as cenas animadas por Bruna no filme, uma em específico ficou marcada.
“Tem uma sequência que eu fiz, em que eles estão caminhando pelos corredores das memórias, e é uma cena que tem a Alegria, o Medo, a Nojinho e o Raiva. É a primeira cena que eles começam a caminhar e foi muito difícil tecnicamente fazer, porque eram quatro personagens caminhando e atuando em cima da caminhada. Então, pra quem faz animação, essa parte é muito complicada, porque você tem a parte mecânica de caminhar e a parte de atuação, uma camada acima”, descreve.
A brasileira ainda conta que estava na reta final da gravidez quando animou o filme e, por isso, também estava exausta, mas o trabalho compensou pelo resultado. “Foi uma cena divertida de fazer, mas também muito difícil tecnicamente. Foi um desafio enorme e foi a cena que eu mais demorei pra fazer, mas também foi uma das últimas”, completa.
“Divertida Mente 2” arrecada US$ 155 milhões e tem melhor estreia do ano nos EUA