Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Atriz turca Demet Özdemir diz que cresceu vendo novelas brasileiras

    Estrela de “Táticas do Amor” e “Meu Lar, Meu Destino” conversou com a CNN Brasil e deu recado aos fãs brasileiros

    Isabela Gadelhada CNN

    Você já assistiu novelas turcas?

    Essas produções, conhecidas como “dizis”, estão cada vez mais populares na América Latina e contam com fãs apaixonados e engajados, inclusive no Brasil. Com a ascensão dos streamings, há cada vez mais opções de séries e filmes turcos nos catálogos.

    Por conta desse sucesso, vários atores são muito amados pelos brasileiros. Uma delas é Demet Özdemir, conhecida pelo senso de humor, simpatia e pela facilidade de alternar papéis dramáticos e de comédia romântica.

    No filme “Táticas do Amor”, por exemplo, ela interpreta uma blogueira de moda bem sucedida e independente que aposta com as amigas que consegue fazer um homem “galinha” se apaixonar por ela sem cair nos encantos dele. Se você curte o sucesso de Hollywood “Como perder um homem em 10 dias”, pode dar play sem medo na Netflix.

    Já em “Meu Lar, Meu Destino”, Demet encara uma novela que conscientiza sobre a violência contra a mulher. Na trama, ela vive Zeynep, mulher de origem humilde, com pai violento e mãe doente, que quando criança foi adotada por uma família rica. Mas, anos depois, sua mãe biológica entra em sua vida de novo.

    Os brasileiros também podem conferir “Jogando com o Amor” no Star+, série em que sua personagem faz “catfish” com o próprio namorado para testar sua fidelidade; e o filme “Aula de Dança Turca”, disponível na Netflix, em que interpreta uma garota que tentou suicídio e começa a dançar como parte da terapia.

    / Burcum Baygut

    Em entrevista por e-mail à CNN Brasil, Demet Özdemir agradeceu o amor dos fãs brasileiros e deu dicas sobre o que fazer na Turquia. Confira:

    As novelas turcas já chegaram a vários países do mundo, inclusive no Brasil. Por que você acha que elas são um grande sucesso? Na sua opinião, o que há na história dessas produções que as pessoas mais se identificam?

    Acho que somos parecidos em muitos aspectos. Eu ainda me lembro de alguns programas de TV brasileiros que cresci assistindo. Mesmo que industrialmente possam haver diferenças relacionadas a oportunidades financeiras, culturalmente somos muito próximos.

    Eu acredito que o segredo é ser capaz de testemunhar histórias e personagens dos quais você pode se sentir próximo, não importa de quão longe eles sejam.

    O sucesso das produções turcas deixa os fãs curiosos sobre a cultura do país. Eles querem experimentar a comida e viajar para a Turquia. O que você indica para os fãs experimentarem e que locais da Turquia você recomenda visitarem?

    Eu poderia ser uma boa guia! Sei de cor a comida que quero experimentar quando viajo. Eu acredito que é importante decidir primeiro onde visitar na Turquia. Eu recomendaria experimentar a comida de rua de Istambul. E não deixe de experimentar o kebab em Adana antes de ir embora. A Turquia é cheia de iguarias locais. Se eu fosse turista, provavelmente primeiro visitaria Istambul e conheceria a história por trás de tudo.

    Quando você descobriu que queria ser atriz?

    Minha primeira experiência profissional foi como dançarina. Depois de perceber a dificuldade de seguir uma carreira como dançarina profissional na Turquia, decidi escolher outra profissão.

    Eu sabia que tinha vontade de estar no palco, tive consciência disso quando comecei a dançar. Naquela época eu tinha montanhas para conquistar antes que pudesse me tornar uma atriz, mas você precisa começar de algum lugar. Então comecei a fazer aulas de teatro. Eu queria fazer algo que eu amo, e estar no palco e atuar eram as coisas que mais amava.

    Para você, qual é a maior diferença em atuar em um drama e em uma comédia?

    No começo, quando uma personagem que interpretava começava a ter semelhanças com minha própria vida, eu costumava me sentir muito diferente, mas quanto mais eu interpretava, mais eu descobria a alegria disso.

    Estar em projetos de comédia romântica sempre me fazem sentir bem e segura, mas o drama como gênero sempre terá um papel importante na minha carreira. “Meu Lar, Meu Destino” ocupa um lugar muito especial para mim. Tentar entender o sofrimento de outras pessoas para dar vida à personagem dessa história foi uma ótima experiência.

    Você notou em suas redes sociais que tem muitos fãs brasileiros? Você já tentou traduzir os comentários ou aprendeu alguma palavra em português?

    É claro. Leio comentários quando tenho tempo, com certeza vou precisar traduzir 🙂 “Eu te amo”, “Obrigada” são algumas das palavras que entendo sem traduzir, pelo menos são as que consigo me lembrar agora. Mas, de qualquer forma, ‘Seni seviyorum’ = ‘Eu te amo’ é a coisa mais importante a se dizer.

    No ano passado você se casou e escolheu a música brasileira “Não Adianta”, do Trio Mocotó, para tocar durante a sua entrada. Você gosta de música brasileira? 

    Eu ouço todo tipo de música, desde que seja boa e agradável. Eu realmente acredito que a música toca nossa alma. Embora às vezes eu não entenda quais são as palavras sendo ditas, a música faz eu me sentir bem e posso sentir a emoção por trás.

    Existe algum tipo de personagem que você gostaria de experimentar, mas não teve chance ainda?

    Eu abracei cada personagem que já interpretei e gostei de tudo. Talvez meu papel dos sonhos seja uma figura feminina forte e histórica. Histórias de mulheres inspiradoras que deixaram marcas importantes no tempo me impressionam muito. Adoraria dar vida a uma personagem assim.

    Recentemente, me senti assim quando estava lendo o roteiro de ‘Adım Fará’. É a história de uma mulher corajosa que foi forçada a abandonar seu próprio país, o Irã, e viver na Turquia como fugitiva junto com seu filho doente. Ela tem que superar várias lutas para sobreviver às crueldades do mundo e conseguir tratamento para seu filho. Eu fiquei muito animada quando li o roteiro.

    Com seu sucesso internacional, você também gostaria de tentar uma carreira internacional?

    É o sonho de todo ator poder trabalhar globalmente e ter uma carreira internacional.

    O que seus fãs podem esperar de você em 2023? Quais são os seus próximos projetos?

    Recentemente, começamos a filmar ‘Adım Farah’ junto com Engin Akyürek. Em breve estará no ar. Minha personagem nesta série é muito diferente das que eu interpretei até agora. Estamos trabalhando com muita dedicação, nosso diretor Recai [Karagöz] e toda a equipe. Nós estamos muito animados para o público testemunhar esta bela história. Espero que vocês gostem tanto quanto nós.

    Você também é conhecida pelo seu estilo, sempre posta looks incríveis nas redes sociais. Qual a importância da moda para você?

    Eu sempre tento acompanhar a moda. Você escolhe as coisas para vestir, combina tudo e recebe elogios… é uma sensação adorável 🙂 Claro, para escolher meus looks em ocasiões especiais eu tenho uma equipe de profissionais que consulto.

    Que mensagem você gostaria de deixar para seus fãs brasileiros?

    Sempre sinto a presença de vocês ao meu lado. As mensagens que recebo, as coisas que vocês me enviam me deixam muito feliz. Um dia eu definitivamente adoraria conhecê-los pessoalmente. Eu amo muito vocês!

    Tópicos