Atriz de “Bebê Rena” explica por que não se interessa por Martha da vida real
Jessica Gunning saiu em defesa do criador da série, Richard Gadd, e disse que ele foi "incrivelmente corajoso"
Jessica Gunning, a atriz que interpretou Martha em “Bebê Rena”, disse que não tem dado muita atenção às declarações da mulher que alega ter inspirado sua personagem ou à caçada dos fãs por descobrir quem seriam as pessoas da vida real que inspiraram a série.
“Porque eu e Richard [Gadd] temos uma ligação estreita e estou muito preocupada com qualquer coisa que possa perturbá-lo. Ele é um sobrevivente de agressão sexual e foi perseguido, e acho que qualquer busca por pessoas reais quase minimiza um pouco isso”, disse Gunning em entrevista a Radio Times.
A série “Bebê Rena”, criada, escrita e protagonizada por Richard Gadd, é baseada em uma história que ocorreu com o autor. Ele interpreta o personagem Donny Dunn, uma versão ficcionalizada de si mesmo, que passa a ser perseguido por uma mulher mais velha chamada Martha (Jessica Gunning), depois que eles se conhecem em um pub em Londres.
Com o sucesso da série, uma mulher chamada Fiona Harvey passou a aparecer na mídia alegando ser a pessoa que perseguiu Gadd e inspirou Martha, e ameaçando processar a Netflix por conta da série.
Para Gunning, é “inevitável” que as pessoas tentem descobrir quem são as personagens reais retratadas na história, mas sabe que Gadd não gostaria disso. “Ele disse no passado que não queria que nenhum detetive da Internet saísse e tentasse encontrar as identidades dessas pessoas reais. Ele mudou deliberadamente de identidade por um motivo”, falou a atriz.
Ao ser perguntada se considera “problemático” o fato de a série ter sido baseada em pessoas reais, ela respondeu: “Eu não usaria a palavra problemático, diria, talvez, sensível. Eu absolutamente via a Martha como uma personagem, não estava fazendo uma imitação de uma pessoa real. Ela estava bem clara para mim no roteiro, mas eu realmente não sabia nada sobre a pessoa real. E Richard também está interpretando um personagem. Quando eu estava atuando com ele, parecia que ele estava no personagem, não parecia que estávamos recriando cenas para algum documentário, parecia que estávamos interpretando esses personagens em um mundo emocionalmente verdadeiro.”
Gunning também saiu em defesa de Richard Gadd, que passou a receber críticas após a polêmica gerada por sua série: “Acho que ele foi incrivelmente corajoso em expor tudo. Ele, realmente, colocou tudo naquele show, com verrugas e tudo, com erros que foram cometidos. Eu não acho que tenha visto nada parecido com isso. Sou sempre ferozmente protetora em relação a ele e quero ter certeza de que nada disso é perturbador para ele, de verdade, então tento ficar longe de qualquer uma dessas coisas.”
Mulher que alega ser a Martha de “Bebê Rena” comenta a série