Ator Raul Gazolla já sofreu quatro infartos; médico destaca principais fatores
No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes explicou como o ator de 65 anos foi capaz de sobreviver a sucessivos ataques de coração
Na edição desta segunda-feira (1º) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes comentou o caso do ator Raul Gazolla, de 65 anos, que já sofreu quatro infartos. O primeiro infarto sofrido pelo artista foi aos 54 anos.
Nas redes sociais, Gazolla compartilhou que sempre viveu uma rotina saudável e chegou a ser campeão mundial de jiu-jitsu, por isso, ficou revoltado quando infartou pela primeira vez. Mas o ator tem histórico na família e todos os seus tios, por parte de pai, morreram em decorrência de problemas no coração.
Gomes detalhou quais os principais fatores de risco para o infarto agudo do miocárdio. “O avançar da idade, com hábitos que não são muito saudáveis, como o tabagismo, sedentarismo, alimentação desregrada e pressão alta são fatores de risco”, apontou o médico.
“Quando pegamos o caso do Raul Gazolla, que sempre foi muito esportista, sempre teve um estilo de vida muito saudável, percebemos que existe um outro fator que nem sempre conseguimos ter controle tão adequado assim, que é a influência genética“, completou. “Também podemos falar que se Raul não tivesse adotado um estilo de vida [saudável] precoce, como sempre teve, talvez o problema teria sido muito maior e ele não teria resistido a todos esses ataques cardíacos.”
Fernando Gomes também lembrou que, além do fator genético, Raul Gazolla passou por um episódio de estresse intenso, quando perdeu a esposa, Daniela Perez, que foi brutalmente assassinada. Segundo o médico, fortes baques emocionais podem contribuir para a debilitação do coração.
“[Isso] pode fazer o peso na balança ao contrário: ele tem a disposição genética para ter um problema cardíaco e, de repente, essa emoção pode pré-dispor principalmente na fase aguda, quando está acontecendo o problema.”
(Publicado por: André Rigue)