Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Alain Delon foi símbolo sexual e estrelou mais de 90 filmes; conheça

    Conhecido por títulos como "O Sol Por Testeminha" e "O Leopardo", ator francês morreu aos 88 anos

    Marina Toledoda CNN

    O artista francês Alain Delon, morreu aos 88 anos neste domingo (18). Ao longo de décadas de trabalho, ele esteve envolvidos em mais 100 produções, sendo mais de 90 como ator. O presidente da França, Emmanuel Macron, o definiu como um “mais do que estrela, um monumento francês”.

    A primeira aparição de Delon nas telonas foi em 1957, no thriller “Uma Tal Condessa”, dando início ao legado do ator no cinema europeu. Na década seguinte, ele atingiu seu auge e se tornou um símbolo sexual. Foram mais de 25 filmes no período, entre eles, “O Sol Por Testemunha”, “O Eclipse”, “O Leopardo” e “O Samurai”.

    Enquanto se tornava um dos principais nomes do cinema da época, Delon esteve envolvido em um escândalo de sexo, drogas e assassinato envolvendo a alta sociedade francesa, conhecido como o caso Markovic. Ele foi interrogado, mas nunca acusado.

    Nos anos 1970, ele continuou a investir na carreira de ator e estrelou os sucessos “O Círculo Vermelho”, “Sol Vermelho”, “Borsalino”, “A Mara do Zorro”, “A Viúva”, “Cidadão Klein” e mais. Em 1985, ele ganhou o prêmio César, o Oscar da França, como Melhor Ator por “Quartos Separados”.

    Nos anos seguintes, o artista foi visto em poucas produções. Ele ganhou um Urso de Ouro honorário em 1995 no Festival de Berlim e uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes em 2019. Nos anos 2000, ele passou a se dedicar a produções televisivas. Sua última aparição nas telonas foi em 2019, na comédia “Toute Ressemblance…”, que não ganhou título em português.

    Segundo uma declaração da família, Alian Delon morreu pacificamente em sua casa em Douchy, na França, cercado por seus três filhos e sua família. Nas redes sociais, fãs lamentaram a morte do ícone do cinema francês.

    Conheça os principais filmes estrelados por Alan Delon

    •  O Sol por Testemunha (1960)

    Um rico industrial americano encarrega Tom Ripley de repatriar seu filho Philippe. Tudo caminha bem, porém, um crime pode por tudo a perder.

    Elenco: Alan Delon, Maurice Ronet, Marie Laforêt

    Alain Delon em “O Sol Por Testemunha” / Divulgação
    • O Eclipse (1962)

    Após passar a noite discutindo, Vittoria rompe com Riccardo, seu namorado. Ao ir se encontrar com a mãe na Bolsa de Valores, Vittoria conhece Piero, um jovem e elegante corretor. De início, ela resiste ao sedutor, mas acaba se apaixonando.

    Elenco: Monica Vitti, Alain Delon, Francisco Rabal

    “O Eclipse” (1962) / Divulgação
    • O Leopardo (1963)

    Durante o conturbado processo de unificação italiana na Sicília, o príncipe Don Fabrizio passa a simpatizar com os ideais socialistas, mas não gosta da ideia de perder seu prestígio e privilégios.

    Elenco: Burt Lancaster, Alain Delon, Claudia Cardinale

    “O Leopardo” (1963) / Divulgação
    • O Samurai (1967)

    Jeff Costello é um assassino profissional metódico e perfeccionista. Seus atos são cuidadosamente planejados nos mínimos detalhes e ele nunca foi surpreendido em ação. Uma noite, porém, ele é flagrado por uma testemunha durante uma execução. A partir de então sua vida transforma-se num inferno.

    Elenco: Alain Delon, Nathalie Delon, Cathy Rosier

    “O Samurai” (1962) / Divulgação
    • Quartos Separados (1984)

    Robert Avranche é o dono de uma garagem que anda frequentemente alcoolizado. Em um trem, pensando que nada de bom nunca aconteceu com ele, uma jovem mulher entra no seu compartimento e puxa assunto. Ela conta uma história e os dois acabam fazendo amor, mas ela desce na estação seguinte. O homem se apega à mulher como se fosse sua última esperança e começa a procurá-la.

    Elenco: Alain Delon, Nathalie Baye, Gérard Darmon

    “Notre Histoire” (1984) / Divulgação

    *Com informações de Jack Guy e Amarachi Orie

    Tópicos