Al Pacino tomou “decisão criativa” para anunciar o Melhor Filme do Oscar
Ator causou confusão com brincadeira ao informar que "Oppenheimer" ganhou o principal prêmio da noite
Não houve erro ou confusão entre os envelopes com os nomes dos ganhadores da 96ª edição do Oscar no último domingo (10). No entanto, na principal categoria da noite, a maneira que o ator Al Pacino anunciou a vitória de “Oppenheimer” deixou o público confuso.
O astro de “O Poderoso Chefão” anunciou o ganhador de Melhor Filme ao dizer: “Dez filmes maravilhosos foram indicados, mas apenas um levará o prêmio de melhor filme. Eu tenho que checar no envelope para saber quem é – e vou fazer isso. Aqui vai… e meus olhos veem ‘Oppenheimer’. Sim. Isso.”
O jeito rápido e casual de Al Pacino anunciar o ganhador deixou algumas pessoas que estavam no Dolby Theatre assimilando o que aconteceu antes de começarem a aplaudir. Só então a orquestra começar a tocar conforme o elenco e equipe de “Oppenheimer” subiu ao palco para receber a estatueta.
Uma fonte da produção do evento informou à CNN nesta segunda-feira (11) que a ação de Al Pacino foi como parte de uma “decisão criativa predeterminada” e que o ator “nunca deveria anunciar os indicados” antes de revelar o vencedor.
Em vez disso, em um esforço para evitar que o show acabasse, clipes de diversos indicados ao Melhor Filme foram veiculados durante a transmissão do Oscar (que acabou terminando mais cedo). Pacino recebeu instruções para ser bastante rápido no palco, conforme apurou a CNN. Mas a maneira que Al Pacino anunciou o indicado foi 100% Al Pacino.
“O jeito que ele anunciou no final só foi Al Pacino sendo Pacino”, informou a fonte à CNN.
Momentos antes de Pacino subir no palco, o apresentador Jimmy Kimmel fez uma piada sobre a necessidade de rasgar o envelope que continha o nome de Emma Stone como Melhor Atriz por “Pobres Criaturas”. A piada foi em referência ao evento de 2017 quando “La La Land” foi erroneamente anunciado como Melhor Filme – quando, na verdade, o vencedor foi “Moonlight”.
Segundo Bill Kramer, chefe executivo da Academia de Cinema (responsável pela realização do Oscar), a ação de Pacino não foi uma repetição do drama passado do Oscar. “Tudo foi lindamente bem”, Kramer disse em entrevista ao TheNewYork Times. “Nós só estávamos nos divertindo lá em cima.”
A CNN procurou representantes de Pacino e aguarda retorno.