Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Ainda Estou Aqui”: Selton Mello comemora chances de Oscar

    Filme ainda não foi oficialmente indicado pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do Brasil para o Oscar 2025

    Flávio Pintocolaboração para a CNN

    Embora “Ainda Estou Aqui“, o novo filme de Walter Salles, ainda não tenha sido oficialmente indicado pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do Brasil para o Oscar 2025, é bastante provável que ele seja a escolha do comitê. O filme foi exibido no Festival de Veneza, passou pelo Festival de Toronto e, em breve, será apresentado no prestigiado Festival de Cinema de Nova York.

    Por isso, muitos especialistas em Oscar já estão incluindo o título em suas previsões para a próxima edição do prêmio. Além disso, há especulações de que Fernanda Torres possa ser uma candidata ao prêmio de Melhor Atriz. Recentemente, o The Hollywood Reporter também mencionou uma possível indicação para Selton Mello na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, informação que chegou ao ator.

    Nesta quarta-feira (18), Selton Mello comemorou a menção na lista de candidatos para o Oscar elaborada pelo especialista Scott Feinberg. Em seu perfil no Threads, ele compartilhou a lista e expressou sua alegria. “Acordei hoje com essa lista e recebi muitas mensagens”, começou. “Não sei nem como descrever o que senti ao ler isso. Acho que vou enquadrar e guardar“. Veja:

     

    Publicado por @seltonmello
    Ver no Threads

     

    Segundo o ator, Feinberg também listou o filme como um possível candidato nas categorias de Filme Estrangeiro, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Figurino, Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Vale lembrar que, no Festival de Veneza, “Ainda Estou Aqui” foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro.

    O que acontece se “Ainda Estou Aqui” não for nomeado como o representante oficial do Brasil ao Oscar 2025?

    A Academia de Cinema Brasileira vai anunciar o representante brasileiro ao Oscar 2025 na próxima segunda-feira (23). “Ainda Estou Aqui” está como um dos finalistas da seleção, ao lado de títulos como “Motel Destino” e “Cidade; Campo“.

    Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"
    Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui” • Divulgação

    Caso não seja selecionado, o filme ainda poderá competir em outras categorias do prêmio. No entanto, ele não poderá concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional, pois, de acordo com as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, apenas um filme por país pode ser designado como representante oficial.

    Em 2003, o filme “Cidade de Deus” foi apontado pelo antigo comitê brasileiro, mas não foi selecionado. No entanto, em 2004, a produção de Fernando Meirelles ganhou distribuição pela The Weinstein Company e teve outra oportunidade de competir ao prêmio, sendo indicado a Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

    Ainda Estou Aqui” é o mais recente trabalho do cineasta brasileiro Walter Salles. Durante sua estreia no Festival de Veneza, o filme foi ovacionado por 10 minutos.

    Baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme retrata a família Paiva: o pai Rubens, a mãe Eunice e seus cinco filhos. Após sofrerem um ato de violência brutal e injusta, suas vidas mudam para sempre. Eunice é forçada a se reinventar e a construir um novo futuro para ela e seus filhos.

    O elenco é liderado por Fernanda Torres e Selton Mello, com uma participação especial de Fernanda Montenegro. A produção é a terceira colaboração entre Salles e Torres, que já trabalharam juntos em “Terra Estrangeira” (1995) e “O Primeiro Dia” (1998).

    Primeiro filme original do Globoplay, o filme fará sua estreia nacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

    Assista ao teaser de “Ainda Estou Aqui”:

    Veja também – “Ainda Estou Aqui” ganha prêmio de melhor roteiro em Veneza

    Além de “Ainda Estou Aqui”, veja filmes do Brasil premiados em Veneza

    Tópicos