Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    34ª edição da Bienal de São Paulo começa neste sábado (4); veja fotos

    Mais de 1.100 artistas, de todos os continentes estarão expondo suas obras dentro e fora do Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, até 5 de dezembro

    Bienal de São Paulo comemora 70 anos com sua 34ª edição que
    Bienal de São Paulo comemora 70 anos com sua 34ª edição que Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    A Bienal de São Paulo comemora 70 anos, em sua 34ª edição, com o tema “Faz escuro mas eu canto”, termo inspirado no verso de do poeta Thiago de Mello.

    Inicialmente planejada para 2020, a exposição foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus.

    A visitação do público começa neste sábado (4) e vai até 5 de dezembro, no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

    A entrada ao pavilhão é gratuita. No entanto, é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 de pelo menos uma dose, impresso ou online, conforme orientação do Governo de São Paulo.

    Mais de 1.100 artistas estarão com obras expostas no Ibirapuera. São profissionais oriundos de todos os continentes, com equilíbrio entre homens e mulheres.

    De acordo com a Bienal, 4% dos artistas se identificam como não-binários e nove são indígenas.

    34a Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo / Levi Fanan

    Para ampliar os diálogos e o contexto das obras com o público, a Bienal apresenta intervenções temporárias fora de seu pavilhão, como a “Moquém_Surarî” do artista indígena macuxi Jaider Esbell, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

    Ela reúne pinturas, esculturas, fotografias e outras obras dos povos o Yanomami, Pataxó e Guarani Mbya. A mostra ficará disponível entre 4 de setembro e 28 de novembro.

    Além de Esbell, outros cinco artistas estarão com exposições externas: Clara Ianni, Eleonora Fabião, Grace Passô, Paulo Nazareth e Oscar Tuazon

    “Assim como o que se vê dentro do Pavilhão reverbera exposições que se relacionam com diferentes contextos urbanos, diversas obras da mostra convivem com o cotidiano do parque, ora integrando-se à sua paisagem, ora refletindo o seu papel como espaço icônico e simbólico”, explica Paulo Miyada, curador adjunto da Bienal.

    34ª edição da Bienal de SP

    Período: 04 de setembro – 05 de dezembro

    Horário: terça, quarta, sexta e domingo, 10h as 19h (última entrada às 18h30)
    quinta e sábado, 10h as 21h (última entrada às 20h30)

    Endereço: Parque Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3, Vila Mariana, São Paulo-SP

    Entrada: gratuita