25 de julho: Show gratuito homenageia Alcione, Dona Ivone Lara e Clara Nunes
Apresentações de dança e de poesia também marcarão o evento, que celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha no Theatro Municipal de São Paulo
Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione serão homenageadas durante show gratuito no Theatro Municipal de São Paulo, nesta segunda-feira (25), data que marca o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Subirão ao palco três cantoras, Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula, que farão um tributo ao samba cantado por mulheres, especialmente essas três ícones da música brasileira.
Intitulado “Samba das Moças”, o show terá apresentação da atriz Adriana Lessa e será dividido em quatro blocos, “Samba Ancestral”, “Samba Político”, “Samba Amoroso” e “Samba é Sonho”. A cada mudança de bloco, Adriana irá recitar poemas da escritora mineira Conceição Evaristo.
A noite contará também com uma apresentação de dança, que irá fazer um tributo ao trabalho de duas importantes mulheres negras ao longo da história: Tereza de Benguela, que comandou uma estrutura política, econômica e administrativa de um importante quilombo do Mato Grosso, no século 18; assim como Tia Ciata, baiana que organizou, entre o fim do século 19 e o começo do 20, a Pequena África no centro do Rio de Janeiro, um quilombo urbano onde o samba carioca pôde se firmar e desenvolver.
A coreografia é de Rafael Machado, da Companhia Okan, e entre as bailarinas estão Ágata Matos, Preta Kiran (Deise Santos), Leilane Teles e Safira Sacramento.
A direção geral do espetáculo é de Iléa Ferraz, a primeira atriz negra a ser indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz de Teatro, e de Jô Santana, que assina também “Marrom, o Musical”, musical de Miguel Falabella que estreia no fim de agosto e que marca os 50 anos de carreira de Alcione.
Samba das Moças
Data: 25 de Julho de 2022, às 20h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Entrada: Gratuito
*Editora por Thayana Nunes.