Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Voz de cantora do Rio de Janeiro vai guiar eleitores com deficiência visual durante a votação pelo Brasil

    Sara Bentes é natural de Volta Redonda e teve a voz sintetizada para auxiliar brasileiros com deficiência visual

    Cleber Rodriguesda CNN , Rio de Janeiro

    Uma cantora do Rio de Janeiro será a voz oficial das urnas eletrônicas neste ano. Sara Bentes é natural de Volta Redonda, no sul do estado, e teve a fala sintetizada para auxiliar pessoas com deficiência visual em todo o Brasil. Como o voto é secreto, o eleitor precisa utilizar um fone de ouvido, que será fornecido no momento.

    Atendendo a uma recomendação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), a Justiça Eleitoral adotou a nova voz, que dará instruções básicas para iniciar o processo de votação, informará o cargo que está em disputa em cada etapa, os números digitados e o nome da candidatura escolhida.

    O processo de integração do novo recurso foi realizado por meio do RHVoice, um software livre, criado por programadores com deficiência visual, que converte o texto em fala e funciona como um “banco de vozes” público. Na versão brasileira do recurso, é usada a voz sintetizada “Letícia”, que pertence à cantora Sara Bentes.

    O que muda:

    Anteriormente, era utilizada uma voz com tom robotizado para auxiliar pessoas com deficiência visual, o que gerava dificuldades de compreensão, especialmente na pronúncia de nomes de candidatos.

    O Tribunal Superior Eleitoral reformulou completamente a tecnologia do sintetizador, instalado nos dispositivos em 2020. A atualização visa oferecer uma voz mais natural e clara, facilitando a comunicação das instruções iniciais da votação, além de anunciar de forma mais precisa os cargos e números dos candidatos.

    Quem é Sara Bentes?

    A artista, que nasceu com deficiência visual, é natural de Volta Redonda, no sul do Rio de Janeiro. Sara Bentes é atriz, cantora e compositora. Premiada internacionalmente na música, fez shows nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suécia, Turquia, Tailândia e Argentina. Também é escritora e tem 5 livros publicados.

    Eleitores com deficiência aptos a votar

    Neste ano, mais de 1,45 milhão de eleitoras e eleitores com deficiência (1.451.846) poderão votar nas eleições municipais. Esse é o maior número registrado nos últimos anos.

    A quantidade representa um aumento de aproximadamente 25%, se comparada com 2020, quando 1,15 milhão de pessoas com deficiência estiveram aptas a votar.

    Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 418.220 são eleitores com deficiências auditiva e visual, bem como alegam ter dificuldades para o exercício do voto. Eles representam 26,01% do eleitorado brasileiro com deficiência.

    Quase 1,5 milhão de eleitores com deficiência poderão votar em outubro

    Tópicos