Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Urnas começam a receber dados dos candidatos que estão na disputa do 2º turno

    Procedimento de preparação das urnas é público

    Gabriela Vasquescolaboração para a CNNMaria Clara Matosda CNN , São Paulo

    As urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições municipais de 2024 começaram a ser preparadas.

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado é responsável pela preparação das urnas das 51 cidades onde haverá segundo turno.

    O procedimento de preparação das urnas é público e também inclui um teste de funcionamento dos equipamentos e a lacração da área onde é colocada a mídia de resultados.

    Veja abaixo como está a preparação em cada estado até o momento:

    São Paulo

    De acordo com o TRE-SP, cerca de 50 mil equipamentos, incluindo os de contingência, recebem os dados dos candidatos ao cargo de prefeito a partir desta quinta (17).

    Do total de máquinas que vão passar pelo procedimento, 30 mil estão na capital. Dezoito cidades de São Paulo terão votação no 2º turno.

    Minas Gerais

    Para o pleito em Belo Horizonte, as urnas começaram a ser preparadas no dia 15 e a finalização deve acontecer em 20 de outubro.

    São 5.034 equipamentos, sendo 4.764 para uso efetivo nas seções eleitorais. Outras 270 urnas eletrônicas ficam de reserva, para o caso de ser necessário substituir algum equipamento que apresente problemas de funcionamento ao longo do dia de votação.

    Em Uberaba, onde também haverá segundo turno, a preparação das urnas eletrônicas acontecerá de 18 a 20 de outubro. Na cidade do Triângulo Mineiro, são 977 urnas, sendo 111 de reserva.

    Sergipe

    O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) iniciou, em 16 de outubro, o processo de preparação das urnas eletrônicas.

    Até sexta (18), 1.501 urnas serão configuradas com os dados das seções eleitorais. Em seguida, serão lacradas para envio às zonas eleitorais de Aracaju.

    Pará

    De acordo com o TRE-PA, 1.302.683 eleitores de Belém e Santarém retornarão às urnas para escolher seus prefeitos no dia 27 de outubro.

    O Núcleo Gestor das Urnas Eletrônicas (NGUE), em Ananindeua, começou a preparação de 3.028 urnas eletrônicas das zonas eleitorais de Belém, processo que se estenderá até o dia 20 de outubro.

    Em Santarém, o cronograma de preparação ocorre entre 18 e 20 de outubro, com a preparação de 1.201 urnas.

    Mato Grosso do Sul

    Para o pleito do segundo turno, o TRE-MS já está preparando as 2.278 urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação em Campo Grande.

    Goiás

    O TRE-GO também já começou a preparação das urnas para a votação que serão utilizadas nas cidades de Anápolis, Aparecida De Goiânia e Goiânia.

    Amazonas

    O TRE-AM começou, em 15 de outubro, o processo de geração de mídias para o segundo turno.

    A etapa é restrita a Manaus, onde 4.205 urnas estão sendo preparadas. O processo deve ser finalizado até 25 de outubro

    Rio Grande do Norte

    O TRE-RN já começou a preparar as urnas para Natal, que devem estar prontas até 18 de outubro.

    Rio Grande do Sul

    O processo de preparação das urnas eleitorais para o segundo turno nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria começou no dia 11 e deve ser finalizado até 24 de outubro

    Só para Porto Alegre, 3.300 urnas estão em preparação.

    Rondônia

    A preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições em Porto Velho começou em 15 de outubro e seguirá até dia 18 de outubro.

    Ao todo, 1.181 urnas eletrônicas serão preparadas e distribuídas nas zonas eleitorais da capital.

    Brasil tem 46 municípios com eleição anulada sub judice; entenda

    Tópicos