Vacinação da Covid-19 e troca de farpas: veja como foi o debate da Globo em Curitiba
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) se enfrentaram nesta sexta-feira (25) em último confronto antes do segundo turno


O último debate entre os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), para o segundo turno das eleições municipais em Curitiba, promovido pela RPC Curitiba (afiliada da Rede Globo na capital paranaense) na noite desta sexta-feira (25), foi marcado pela apresentação de propostas e acusações entre os dois postulantes.
Eduardo Pimentel (PSD), que teve 33,51% dos votos válidos no 1° turno, e Cristina Graeml (PMB), que teve 31,17% dos votos válidos, trocaram farpas durante o debate.
O embate foi dividido em quatro blocos, sendo dois de temas livres e dois com temas pré-determinados.
Os candidatos discutiram temas como saúde, vacinação contra a Covid-19, transporte coletivo e radares, além de ataques entre eles.
Tensão entre os candidatos
Logo de início, ambos os postulantes afirmaram que os últimos dias foram muito difíceis por conta dos ataques. Cristina Graeml disse que foi a única mulher que chegou ao segundo turno e foi atacada. Já Eduardo Pimentel declarou que sua família sofreu ataques.
Por diversas vezes, a candidata chamou Pimentel de “ventilador de calúnia”, enquanto o candidato a acusou de mentirosa e afirmou que “quem não tem proposta, agride”.
Dentre os quase dez pedidos de direito de resposta, um foi aceito durante todo o debate, o de Cristina Graeml. Eduardo não requereu pedidos.
No segundo bloco, Pimentel acusou o vice da candidata, Jairo Filho (PMB) de crime por estelionato.
A resposta aconteceu no terceiro bloco. Em um minuto, Graeml afirmou que o adversário não aceita uma mulher em um segundo turno e declarou que seu vice não tem nenhum processo ou condenação por estelionato.
Saúde e vacinação contra a Covid-19
No primeiro bloco, os candidatos precisaram administrar o próprio tempo.
Cada postulante teve 10 minutos entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
“Eu quero hoje falar com você eleitor, sobre minhas propostas, não vou rebater calúnias e mentiras”, iniciou a candidata.
Em seguida, foi a vez de Pimentel se apresentar. O candidato também agradeceu os cidadãos e a família pela campanha.
“Chegou a hora de escolher entre as duas candidaturas”, disse Pimentel.
O filiado do PSD iniciou as perguntas questionando a candidata sobre as propostas de saúde, que respondeu que irá criar mais UPAs para a cidade. O candidato também afirmou que vai construir mais unidades de saúde para Curitiba.
Em seguida, Pimentel perguntou para Graeml sobre a vacinação contra a Covid-19.
“A senhora não acha que o eleitor deve saber sobre a sua posição sobre a vacina da Covid? A senhora é vacinada e prega a não vacinação”, disse Pimentel.
“Ventilador de calúnia. Já respondi sobre isso. Ele tem medo de ter uma mulher como prefeita”, afirmou Graeml.
A candidata também focou em falar sobre as mulheres neste primeiro bloco. Ela relacionou o tema com os ataques que diz que vem sofrendo do candidato.
“O que as mulheres sentiriam se elas estivessem sendo atacadas por profissionais que são pagos com dinheiro público e estão no governo do estado?”, questionou Graeml.
Pimentel, por sua vez, afirmou que a postulante do PMB “vem dizendo muitas mentiras durante o debate”.
Creches e pandemia
No segundo bloco, os postulantes tiveram duas rodadas para debaterem com os temas pré-definidos pela RPC Curitiba/Rede Globo
Os candidatos tiveram cinco minutos cada para administrarem perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Na primeira rodada deste bloco, os candidatos falaram sobre a educação infantil e focaram na construção de novas creches.
“Vou aumentar a contratação de vagas na rede particular e no primeiro dia de governo vou criar o vale creche”, disse Pimentel.
“Nosso foco é nenhuma criança fora da sala de aula”, afirmou Graeml.
Na segunda rodada, a vacinação contra a Covid-19 voltou a ter destaque no debate.
“Queria lhe dar mais uma oportunidade de explicar por que a senhora se diz vacinada e propaga a não vacinação”, disse Pimentel.
“Eu nunca fui contra a vacinação, o que eu trouxe para a população foram informações que estavam nas bulas sobre os riscos ainda não conhecidos. Eu tomei duas doses. A posição de vacinação de Covid vem do Governo Federal e será respeitada aqui, eu defendo a liberdade”, respondeu Graeml.
Propostas para mulheres e passagens de ônibus
O terceiro bloco seguiu a mesma dinâmica do primeiro. Os candidatos tiveram dez minutos para administrar as perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Os candidatos debateram, no início deste bloco, sobre políticas públicas para a mulheres.
“Tenho inúmeras propostas para as mulheres e para toda a população curitibana. Por exemplo, eu vou colocar nas salas de aula as 10 mil crianças que a gestão de Pimentel não conseguiu, isso é para atender as mulheres”, afirmou Graeml.
Na sequência, a candidata questionou o motivo de haver 10 mil crianças fora da sala de aula e acusou a gestão do adversário de não se preocupar com as mulheres.
“Aonde que ela viu que são 10 mil vagas de creche em aberto? É muito fácil trazer a desinformação. Sobre as políticas públicas de mulheres, eu vou criar a Secretaria das Mulheres”, prometeu Pimentel.
O próximo tema foi transporte coletivo, o qual Graeml afirmou que vai diminuir o preço da passagem dos ônibus.
“A gente vai tirar 4% de taxa da URBS (empresa que administra o transporte em Curitiba) da tarifa do ônibus”, disse Graeml. A candidata afirmou ainda que vai implantar um sistema de cashback aos usuários de ônibus, que vai funcionar nos comércios de bairro.
Já Pimentel afirmou que, se eleito, deixará a tarifa a R$ 3,00 aos domingos e feriados. “Nós vamos fazer a nova concessão do transporte coletivo em setembro do ano que vem. Nós vamos abaixar o preço da passagem com responsabilidade”, acrescentou o candidato.
Pets e radares
O quarto e último bloco seguiu a dinâmica do segundo bloco. Os candidatos tiveram duas rodadas, com dez minutos no total, para debater.
Cuidado com os pets foi primeiro tema deste bloco.
Pimentel questionou Graeml por ela não contemplar o tema “cuidado com os pets” em seu plano de governo.
“Quando ele fica me acusando de não ter proposta, ele desrespeita o eleitor. Nem tudo precisa estar no plano de governo”, respondeu Graeml.
Sobre o tema, Pimentou disse que vai “construir o segundo hospital público veterinário da cidade e mais, eu vou criar um centro de referência para animais silvestres”.
“Teremos um programa de castração em massa”, afirmou Graeml, que acrescentou: “Nós também vamos estender o horário do SAMU animal até as 22h”.
Neste último bloco, os ataques entre os candidatos voltaram. Ambos disseram que eles divulgaram mentiras sobre suas famílias nestes últimos dias de campanha.
O segundo e último tema debatido entre os postulantes foi a respeito dos radares.
“O radar tem que ser orientativo e nunca punitivo. Eles são sinalizados, mas eu vou dobrar a sinalização”, assegurou Pimentel.
Já Graeml prometeu reorganizar os radares “para eles serem educativos e não arrecadatórios”.
Considerações finais
Pimentel começou as considerações finais agradecendo e afirmando que é necessário comparar as campanhas para votar no próximo domingo (27).
“Quero agradecer a oportunidade do debate onde eu trago propostas e verdade. Estou muito feliz por trazer uma campanha alegre. É hora de comparar quem tem mais honestidade, experiência, preparo e gestão para administrar nossa cidade por quatro anos”, finalizou o candidato do PSD.
Graeml encerrou o último debate também agradecendo e falando sobre a pandemia da Covid-19.
“Quero agradecer a Deus, a minha família e aos imensos serviços voluntários desde fevereiro. Estou aqui de peito aberto e sem dinheiro público para fazer história. Depois de dois anos de pandemia em que fomos trancados em casa impedidos de trabalhar, de ir e vir e até de nos comunicar, agora vamos ter liberdade”, concluiu a candidata do PMB.
Apuração
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).
Em Curitiba, a contagem dos votos pode ser acompanhada clicando neste link.