“Traíra”, “gastou o dinheiro com tinta”: frases do debate em Manaus
Candidatos trocam acusações sobre gestão, projetos habitacionais e impostos em debate decisivo para a Prefeitura de Manaus
Nesta quinta-feira (24), aconteceu o último debate do segundo turno em Manaus, entre os candidatos David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL).
O encontro promovido pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, foi marcado por confrontos diretos em quatro blocos, nos quais os candidatos discutiram gestão pública, saúde, impostos, moradias e outros temas relevantes para a cidade.
Confira as frases mais marcantes do debate:
Confira as frases mais marcantes do debate:
“Nós fizemos muito por Manaus em quatro anos”
David Almeida abriu o debate defendendo sua gestão e os avanços alcançados durante seu mandato: “Nós fizemos muito por Manaus em quatro anos. A gente já avançou em muitos setores. Na saúde, na educação e na mobilidade urbana.”
“Por que você se aliou ao governador de São Paulo para tirar o emprego das empresas do Distrito Industrial de Manaus?”
David Almeida questionou Alberto Neto sobre sua aliança política e os impactos dessa parceria para a Zona Franca de Manaus. Alberto Neto respondeu criticando a gestão de David: “David tem a pior gestão que Manaus já teve. Construiu viadutos que são funis, que não acabam com o gargalo do trânsito da cidade.”
“Por que você usou o dinheiro do Fundeb para fazer esquema com sua sogra?”
Alberto Neto acusou David de má gestão de recursos públicos, levantando suspeitas sobre desvios de verba: “Por que você usou o dinheiro do Fundeb para fazer esquema com sua sogra?”. David se defendeu dizendo: “Diferente de você, Alberto, eu nunca respondi a processo. Eu nunca usei meu cargo para beneficiar minha sogra ou alguém da minha família.”
“Por que você aumentou a taxa de mototáxi e água dos condomínios?”
Alberto criticou David sobre supostos aumentos de taxas, ao que David negou: “Nós não aumentamos nada. O que aconteceu foi o recadastro… Quem ganha mais, paga mais. Quem ganha menos, paga menos. Não existe cobrança nenhuma para mototáxi.”
“Vai agora nas minhas redes sociais que vou postar um vídeo em que o próprio David fala que vai taxar os poços artesianos de Manaus”
Alberto continuou atacando David com a promessa de compartilhar um vídeo em suas redes: “Vai agora nas minhas redes sociais que vou postar um vídeo em que o próprio David fala que vai taxar os poços artesianos de condomínios de Manaus. Você mesmo falou.” David respondeu: “Esse vídeo é antigo e foi tirado de contexto. Não vamos taxar nada.”
“Você teve 400 milhões de reais em emendas e não mandou para Manaus”
David acusou Alberto de não destinar recursos para a cidade: “Você teve 400 milhões de reais em emendas para fora do Amazonas… Você foi traíra com Manaus.” Alberto rebateu com críticas à saúde básica da cidade: “Você não organizou a saúde básica de Manaus. Não fez nada.”
“Nós assinamos contrato para construção de 19 mil moradias”
David apresentou suas realizações no campo habitacional: “Nós assinamos contrato para construção de 19 mil moradias”. Alberto, por outro lado, afirmou que o projeto não era de David: “Esse projeto não é seu, é do governo federal. Vamos verticalizar as moradias e usar prédios inabitados no centro de Manaus para isso.”
“Você não construiu o hospital municipal porque não quer priorizar a saúde”
Alberto criticou David por não ter construído um hospital: “Você não construiu o hospital municipal porque não quer priorizar a saúde. Gastou o dinheiro com tinta para pintar a cidade.” David respondeu: “Quem construiu escolas, gasta com tinta. Quem construiu feiras e calçadas, gasta com tinta.”
“Alberto não é uma boa pessoa, ele é um ‘arrochado’”
David acusou Alberto de extorsão e de tentar intimidá-lo durante o debate: “Alberto não é uma boa pessoa. Ele é um ‘arrochado’, extorquiu trabalhadores e responde a processos.”
“David está atolado em corrupção”
Alberto continuou atacando a gestão de David: “David está atolado em corrupção. Você não construiu o hospital, gastou o dinheiro com tinta. Sua gestão está cheia de esquemas.” David rebateu dizendo que Alberto não ajudou Manaus: “Você foi eleito por Manaus e nunca fez nada.”
“Eu sou policial e ajudei a prender bandidos aqui em Manaus”
Alberto destacou sua trajetória como policial e criticou a falta de projetos de David para a segurança pública: “Eu sou policial e ajudei a prender bandidos aqui em Manaus. Você não tem projeto para segurança pública.” David, por sua vez, afirmou que Alberto votou contra interesses da cidade: “Alberto votou para acabar com os professores, votou contra a Zona Franca de Manaus e não defendeu os policiais.”
“David tem um projeto de poder com Omar Aziz para ficar no poder por 20 anos”
Alberto acusou David de ter um projeto de poder contínuo: “David tem um projeto de poder com Omar Aziz para ficar no poder por 20 anos. Isso não vai acontecer.” David finalizou dizendo: “Votando em um homem como esse, Manaus corre perigo. Ele não tem compromisso com a cidade.”
Apuração
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).
Em Manaus, a contagem dos votos pode ser acompanhada clicando neste link.
Perdeu o título de eleitor? Saiba o que é preciso mostrar para votar