Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Segundo turno das eleições já tem mais de 650 mil justificativas de ausência

    Número foi contabilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral até 13h30 deste domingo

    Gabriela Boechatda CNN

    O segundo turno das eleições municipais de 2024 já tem 650 mil justificativas de ausência, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessas, 71 mil são de pessoas que estão fora do país.

    O número corresponde a menos de 2% dos eleitores aptos a votar no segundo turno e foi contabilizado pelo Tribunal até às 13h30 deste domingo (27).

    Entre 8h e 17h do horário de Brasília, mais de 33 milhões de eleitores definem as prefeituras de 51 municípios.

    A justificativa de ausência deve ser feita por todos os eleitores entre 18 e 70 anos que estiverem fora da cidade cadastrada como domicílio eleitoral.

    Até às 17h (horário de Brasília) deste domingo, ela pode ser feita presencialmente em qualquer colégio eleitoral de cidades que estejam tendo segundo turno ou pelo aplicativo do E-título, sem a necessidade de inserir documentos que comprovem a localidade do eleitor.

    Passado esse horário, o eleitor tem até 60 dias para fazer a justificativa pelo E-título e deve apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência.

    A três horas de fechar as urnas, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou que as eleições “seguem com muita tranquilidade” e que “não houve intercorrências fora do previsto”.

    Apuração

    CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).

    A cobertura completa relacionada às eleições municipais você confere clicando neste link.

    Tópicos