Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo e Ceará lideram denúncias de propaganda eleitoral irregular durante 2º turno

    Até o primeiro turno, foram registradas 88.598 denúncias de ilegalidades nas publicidades eleitorais no sistema Pardal

    Leticia Martinscolaboração para a CNN , São Paulo

    No próximo domingo (27), milhões de brasileiros vão votar para o segundo turno das eleições municipais de 2024, que ocorre em 51 cidades.

    Após o primeiro turno, os candidatos a prefeitos e vice-prefeitos retornaram às ruas para a campanha eleitoral e com isso, novas denúncias de propaganda irregular foram registradas no aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.

    A plataforma permite que qualquer cidadão informe às autoridades sobre ilegalidades nas publicidades eleitorais.

    Denúncias

    O Pardal registrou 813 denúncias até a publicação desta reportagem. O estado de São Paulo e Ceará lideram o ranking, com 175 e 166, respectivamente. O estado da Paraíba fica em terceiro lugar, com 129 ocorrências.

    Em São Paulo, a cidade com maior número de denúncia de propaganda eleitoral irregular é Guarulhos, com 52 registros até o momento. No Ceará e na Paraíba, as capitais lideram em número de ocorrências: Fortaleza tem 161 ocorrências e Campina Grande, 123.

    Dentre as 813 denúncias, 460 são contra prefeitos, 15 contra vice-prefeitos e 338 contra partido/coligação/federação.

    A maior parte das denúncias (173) não foi informado o tipo de irregularidade. Na sequência, as ocorrências relacionadas a banner, cartaz ou faixa são a maioria, com 122 casos. Problemas relacionados a bens públicos são 104 e em alto-falante/amplificador de som, 101.

    Até o primeiro turno, foram registradas 88.598 denúncias de ilegalidades nas publicidades eleitorais, sendo 16,4 mil no estado de São Paulo e 13,3 mil em Minas Gerais.

    Como denunciar?

    O aplicativo Pardal está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

    As denúncias feitas pelos eleitores são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

    Antes de registrar a denúncia de uma suposta irregularidade, o aplicativo informa ao eleitor o que é lícito e ilícito durante a campanha eleitoral.

    A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).

    Saiba como conseguir e para que serve a Certidão de Quitação Eleitoral

    Tópicos