Saiba quais candidatos vão participar do 1º debate em São Paulo
Encontro entre os postulantes à prefeitura da capital paulista ocorre nesta quinta-feira (8), às 22h30
- 1 de 5
José Luiz Datena (PSDB) é um dos participantes do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo • Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)
- 2 de 5
Pablo Marçal (PRTB) é um dos participantes do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo • 23/06/2024 - Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
- 3 de 5
Ricardo Nunes (MDB) é um dos participantes do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo • 05/06/2024 - Foto: RODILEI MORAIS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 4 de 5
Guilherme Boulos (PSOL) é um dos participantes do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo • 24/05/2024 - Leandro Paiva/Equipe Boulos
- 5 de 5
Tabata Amaral (PSB) é uma das participantes do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo • 27/07/2024 - Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Cinco candidatos à Prefeitura de São Paulo participam, na noite desta quinta-feira (8), do primeiro debate para as eleições de outubro, realizado pela Rede Bandeirantes. Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB) estarão frente a frente a partir das 22h30 (horário de Brasília).
Desempenho
De acordo com o Índice CNN, agregador de pesquisas desenvolvido pelo Ipespe Analítica, Nunes tem 23% das intenções de voto, ante 22% de Boulos. Datena aparece na sequência, com 15%, seguido por Marçal, que marca 12%. Tabata pontua 6%.
Como será o debate?
O encontro entre os candidatos a prefeito da capital paulista será dividido em três blocos, cada qual com suas regras e dinâmicas. Veja abaixo como será organizada a divisão:
Primeiro bloco
Cada candidato tem um minuto e trinta segundos para responder a uma pergunta escolhida pela produção da Bandeirantes. As respostas seguem a ordem de posicionamento dos candidatos nos estúdios da emissora: Nunes, Marçal, Tabata, Datena e Boulos. Em seguida, também em ordem definida por sorteio com os partidos, ocorre a primeira rodada de confronto direto entre todos os candidatos. O postulante escolhe quem vai responder a sua questão e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, ele terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total e deve ser administrado pelo próprio candidato, com pelos menos um minuto reservado para a resposta, começando por Marçal e seguindo com Boulos, Datena, Nunes e Tabata.
Segundo bloco
Jornalistas da Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e comentam. Os candidatos terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.
Terceiro bloco
Novo embate direto, com as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos os candidatos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos, a ser administrado pelo candidato, com pelo menos um minuto de resposta, na seguinte sequência: Marçal, Tabata, Nunes, Boulos e Datena. Além disso, cada candidato terá dois minutos para falar sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores e telespectadores, a partir de dados coletados durante o debate. Por fim, os candidatos terão dois minutos para a sua despedida, nesta ordem: Boulos, Datena, Tabata, Marçal e Nunes.
Direito de resposta
Em casos de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador do debate o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Por sua vez, o mediador submeterá a avaliação a um comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos para um posicionamento do solicitante.
Quem são os candidatos à Prefeitura de São Paulo
- 1 de 11
Veja quem são os candidatos a prefeito de São Paulo • Arte CNN
- 2 de 11
Altino Prazeres é o candidato do PSTU para a Prefeitura de São Paulo • Divulgação
- 3 de 11
Bebeto Haddad é o candidato da DC à Prefeitura de São Paulo • Divulgação
-
- 4 de 11
Guilherme Boulos é candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo • 06/04/2024 - Leandro Paiva/Imprensa Guilherme Boulos
- 5 de 11
João Pimenta (PCO) é candidato à Prefeitura de São Paulo • Divulgação/PCO
- 6 de 11
José Luiz Datena (PSDB) é candidato à Prefeitura de São Paulo • Reprodução
-
- 7 de 11
Marina Helena é candidata do Novo à Prefeitura de São Paulo • Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
- 8 de 11
Pablo Marçal é o candidato pelo PRTB à Prefeitura de São Paulo • Divulgação
- 9 de 11
Ricardo Nunes é candidato do MDB para concorrer à reeleição • Divulgação
-
- 10 de 11
Ricardo Senese é o candidato do UP à Prefeitura de São Paulo • Divulgação
- 11 de 11
Tabata Amaral é candidata pelo PSB à Prefeitura de São Paulo • Billy Boss/Câmara dos Deputados
Veja a lista dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.