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    Saiba as reações das campanhas após a divulgação da nova pesquisa Datafolha em SP

    Guilherme Boulos (PSOL) aparece na pesquisa com 23%, Pablo Marçal (PRTB) com 21% e Ricardo Nunes (MDB), 19%

    Pedro VenceslauDouglas Portoda CNN , São Paulo

    As campanhas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo fizeram leituras diferentes dos números da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (22).

    No levantamento, Guilherme Boulos (PSOL)Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito, aparecem empatados tecnicamente na liderança. Boulos tem 23%, Marçal, 21% e Nunes, 19%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

    A campanha de Boulos comemorou os números. Em caráter reservado, lideranças petistas acreditam que o crescimento de Marçal vai forçar Nunes a abraçar o bolsonarismo, o que beneficiaria o deputado do PSOL devido à rejeição ao ex-presidente.

    Já a campanha de Pablo Marçal diz que os números já eram esperados. “Ricardo Nunes ficou no meio do caminho do bolsonarismo, e vice versa. O prefeito perdeu votos na direita e no centro para o Pablo”, disse à CNN Wilson Pedroso, coordenador da campanha.

    Aliados e auxiliares de Nunes minimizam o crescimento de Marçal, que cresceu de 14% para 21%, enquanto o emedebista de foi 23% para 19%. A avaliação é que o levantamento não detectou ainda os gestos mais recentes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu grupo político em defesa do prefeito e contra Marçal.

    Em nota, Datena disse ter ficado “muito feliz” de ter o reconhecimento dos eleitores mais pobres.

    Coordenador da campanha de Tabata Amaral (PSB), Orlando Faria comemorou o crescimento da deputada na pesquisa espontânea e baixa rejeição da pessebista. Segundo Faria, a estratégia de fazer o enfrentamento à Marçal nas redes e debates estaria funcionando.

    Já Marina Helena disse: “Vou chegar a 7 antes do dólar”. Atualmente, ela tem 4% das intenções de voto.

    Veja a reação das campanhas e dos candidatos:

    “A nova pesquisa Datafolha reitera a liderança de Guilherme Boulos, com um eleitorado muito consolidado. Também reforça que a cidade quer mudança e não está satisfeita com o atual prefeito, sentimento refletido pela queda da avaliação da gestão de Ricardo Nunes pela segunda pesquisa consecutiva do instituto. Além disso, somos a candidatura capaz de enfrentar o avanço do bolsonarismo na cidade de São Paulo, representado tanto por Nunes quanto por Pablo Marçal”, disse a campanha.

    “Somos só NÓS (o povo e Deus) contra tudo e todos. A piada virou pesadelo e não vai ter segundo turno”, disse Marçal.

    “A campanha do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), avalia a pesquisa DataFolha, divulgada nesta quinta-feira (22/8), com serenidade. No levantamento sobre o primeiro turno, há um empate técnico na primeira colocação, e, sobre o segundo turno, larga vantagem a favor de Nunes”, disse a campanha.

    “Não contesto pesquisa. Não comento pesquisa. Ela reflete a vontade do povo nesse momento. Fico muito feliz de termos o reconhecimento dos eleitores mais pobres onde temos 15%. Vamos em frente e trabalhar ainda mais”, disse Datena.

    “A campanha da Tabata Amaral avalia como positiva a pesquisa Datafolha de hoje para sua candidata. Ela cresceu, dobrou sua porcentagem na espontânea, diminuiu o desconhecimento e segue sendo a candidata com a menor rejeição. A pesquisa mostra também que o eleitorado percebe a coragem de Tabata em enfrentar Marçal nos debates e a avalia positivamente por mostrar propostas concretas e postura equilibrada, ao contrário do Marçal, que vê a sua rejeição crescer. Tabata seguirá enfrentando a disputa com coragem, mostrando sua capacidade como a melhor gestora pública que São Paulo pode ter”, disse a campanha.

    “O Datafolha mostra que há uma avenida aberta para candidatos da direita. Os paulistanos que se opõem ao PT estão percebendo que Nunes, apesar de apoiado por Bolsonaro, não representa seus valores. Vamos mostrar que Marina é a candidata que mais representa esse pública e a que tem mais coragem para enfrentar os donos do poder”, disse Marina Helena.

    Não se manifestou até o momento.

    Não se manifestou até o momento.

    Não se manifestou até o momento.

    Não se manifestou até o momento.

    Confira o cenário para a Prefeitura de São Paulo:

    Foram ouvidos 1.204 eleitores da cidade de São Paulo pelo Datafolha, presencialmente, entre os dias 20 e 21 de agosto. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral como SP-08344/2024.

    Número de eleitores com nome social em 2024 é o maior na história

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