Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reeleição de prefeitos em 2024 é a maior da história do Brasil; veja números

    Taxa de prefeitos reeleitos nas eleições deste ano ficou acima dos 80%

    Victor Aguiarcolaboração para a CNN , São Paulo

    As reeleições bateram recorde nas eleições municipais de 2024. Com os resultados das disputas de segundo turno, o número de prefeitos reeleitos chegou a 2.461 – que representa 82% de êxito entre os 3.006 candidatos que estavam concorrendo à reeleição. 

    Em outras palavras, oito a cada dez candidaturas à reeleição foram vitoriosas, conforme estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O número é o maior desde que a possibilidade foi implementada em 1997.

    Até então, o recorde havia sido registrado nas eleições municipais de 2020, quando 64% dos prefeitos, que tentaram se reeleger venceram as disputas. 

    A alta taxa se destaca ainda mais ao ser comparada com o pleito municipal de 2016. Naquele ano, o fenômeno foi oposto: a taxa de reeleição foi a menor de todos os tempos, com apenas 1.191 reeleitos entre 2.430 candidatos (taxa de 49%).

    Taxa de reeleição de prefeitos

    A CNN analisou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação aos sete pleitos municipais realizados desde a implementação da reeleição. Veja, abaixo, gráfico com a série histórica da taxa:

    Estados que mais e menos reelegeram

    Ainda segundo o levantamento da CNM, Amapá e Roraima foram os dois estados com a maior taxa de reeleição. Em ambos, todos os candidatos que tentaram um segundo mandato consecutivo venceram os respectivos pleitos. No Amapá, foram oito. Em Roraima, 10.

    O estado de Alagoas fecha o pódio: dos 55 prefeitos que tentaram se reeleger no estado, apenas um foi derrotado. A taxa registrada foi a terceira maior do levantamento, de 98%.

    Na ponta oposta, os estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo apresentaram as menores taxas do estudo. Eleitores catarinenses reelegeram 92 de 143 prefeitos (64%), enquanto paulistas deram novo mandato a 263 de 359 candidatos (73%). No Espírito Santo, foram 31 de 42, resultando em um índice de 74%. 

    Veja os dados de todos os estados, no mapa interativo (passe o cursor sobre os estados para ver as informações de cada um):

    Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno

    Tópicos