Quem é Ricardo Nunes, reeleito prefeito em São Paulo
Candidato do MDB venceu a disputa por um novo mandato no segundo turno, derrotando Guilherme Boulos (PSOL)
O segundo turno das eleições municipais de 2024 foi realizado neste domingo (27). Ao fim da apuração das urnas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi revelado que o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) registrou 3.393.110 votos, ou 59,35%% do total.
Com o resultado, Nunes foi reeleito prefeito da capital paulista. A posse acontece em 1º de janeiro de 2025.
O concorrente, Guilherme Boulos (PSOL), recebeu 2.323.901 votos, (40,65%).
A CNN mostra, a seguir, informações sobre Ricardo Nunes. Confira:
Nome completo
Ricardo Luis Reis Nunes.
Data de nascimento
13 de novembro de 1967 (completa 57 anos em 2024).
Profissão
Empresário.
Já foi eleito anteriormente?
Ricardo Nunes foi eleito vice-prefeito em 2020, na chapa de Bruno Covas (PSDB). Também cumpriu dois mandatos como vereador, entre 2013 e 2020.
Filiado a qual partido?
Ele é filiado ao MDB desde 1986.
Quais partidos apoiaram a candidatura?
PL, PP, PSD, Republicanos, Podemos, Avante, Solidariedade, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil apoiaram a candidatura.
Após o fim da apuração no primeiro turno, o PSDB também declarou apoio a Nunes – mesmo sem o endosso do candidato tucano, José Luiz Datena.
Quem é o vice em sua chapa?
O vice em sua chapa é o ex-coronel da Polícia Militar Ricardo de Mello Araújo (PL).
Propostas
Em seu programa de governo, Nunes indicou propostas como a criação de 200 salas de descompressão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal em horários e locais estratégicos, e o uso de inteligência artificial para identificar possíveis irregularidades e combater a corrupção.
Por que quer ser prefeito de São Paulo?
“A cidade de São Paulo precisa e merece continuar com o maior programa habitacional, o maior programa de recapeamento, essas obras da periferia. A gente elevou o orçamento da cidade, esse ano serão 16 bilhões, ano passado foram 14 bi, ano retrasado 8,5 bi. A gente está conseguindo dar uma capacidade de obras na cidade, principalmente na região periférica. E cuidando da questão do desenvolvimento econômico, as oportunidades, oportunidade de emprego, oportunidade de renda, nós estamos gerando muitos empregos de renda.
No ano passado o saldo entre admissões e demissões foi de 129 mil empregos, 129 mil empregos no saldo positivo e é por essas questões todas, com essa vontade da continuidade desse trabalho nesse processo todo, é que eu quero continuar prefeito de São Paulo para continuar cuidando da minha cidade, da sua cidade, da cidade de todos, que é a cidade de São Paulo.”
*Sob supervisão de Douglas Porto
Saiba como conseguir e para que serve a Certidão de Quitação Eleitoral