Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PT x PL: qual partido elegeu mais candidatos e como ficam no segundo turno?

    Partido do ex-presidente Bolsonaro supera o de Lula na disputa por prefeituras com mais que o dobro de candidatos eleitos

    Pedro Teixeirada CNN , Brasília

    O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguiu fazer 516 prefeitos nas eleições municipais deste ano. O número é superior ao do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elegeu 252 candidatos.

    Em capitais, o PL elegeu dois prefeitos já no primeiro turno, Tião Bocalom, reeleito em Rio Branco (AC), e JHC, reeleito em Maceió (AL). O PT não conseguiu conquistar nenhuma prefeitura nessa etapa, realizada em 6 de outubro.

    Contrariando a ideia de uma polarização política intensa, os embates diretos entre PT e PL foram raros. Os dois partidos concorreram diretamente em apenas cinco das 26 capitais: Fortaleza, João Pessoa, Vitória, Cuiabá e Manaus.

    Segundo turno

    O segundo turno — que envolve apenas disputas para prefeitos — aconteceu em 51 cidades com mais de 200 mil eleitores no domingo (27).

    A legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, conquistou quatro cidades. Já o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, venceu em seis.

    Outra marca significativa de aumento nas conquistas do PL em relação ao PT.

    Em capitais, o PL disputou o segundo turno em Manaus, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Aracaju, Goiânia, Cuiabá e Palmas, vencendo em duas — Cuiabá e Aracaju.

    Já o PT concorreu no segundo turno das eleições em Fortaleza, Cuiabá, Natal e Porto Alegre, saindo vitorioso apenas em Fortaleza.

    Para ser eleito no primeiro turno em cidades com mais de 200 mil eleitores, um candidato a prefeito deve obter a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos, que são aqueles atribuídos apenas aos concorrentes, excluindo-se os votos nulos e brancos.

    Se nenhum candidato atingir essa meta, os dois mais votados avançam para o segundo turno, onde os eleitores voltarão às urnas para decidir entre eles.

    Tópicos