Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PSDB e PSB empatam no número de prefeitos eleitos em Pernambuco

    Legendas alcançaram 31 prefeituras cada, e disputam o segundo turno na cidade de Paulista; a vitória de uma candidata tucana está sub judice

    Luan Leãoda CNN*

    O PSDB e o PSB elegeram o maior número de prefeitos dentre os 184 municípios de Pernambuco, com 31 gestores cada.

    Os partidos ainda se enfrentam na disputa à Prefeitura de Paulista, cidade do litoral norte, que definirá a legenda com o maior número de prefeitos eleitos no estado. No 1º turno, Ramos Santana (PSDB) terminou com 44,36% votos, enquanto o atual prefeito e candidato à reeleição, Junior Matuto (PSB), obteve 30,66% dos votos válidos.

    Liderados pela governadora Raquel Lyra, os tucanos conquistaram vitórias importantes, como em Caruaru, no agreste pernambucano.

    Reduto eleitoral da chefe do executivo estadual, a cidade reelegeu Rodrigo Pinheiro com 52,68% dos votos válidos no 1º turno.

    O partido ainda aguarda a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a candidatura de Márcia Barreto, que venceu a disputa em Joaquim Nabuco, na mata sul do estado, com 52,35% dos votos válidos. O resultado está sub judice, ou seja, aguarda avaliação da justiça eleitoral sobre a elegibilidade dela. A outra candidata na disputa é Jane, do PSB, que atingiu 47,65%.

    “O crescimento do partido mostra a nossa força”, afirmou Lyra sobre os resultados, ao relembrar que, em 2020, foram eleitos apenas cinco candidatos do partido. “O nosso desempenho simboliza não só a confiança da nossa população na governadora, mas a competência dos nossos prefeitos e futuros prefeitos em seus respectivos municípios”, comentou Fred Loyo, presidente estadual do PSDB.

    Além da expressiva vitória em Recife, com João Campos obtendo 78,11% dos votos válidos, o PSB garantiu o comando de cidades importantes como Abreu e Lima, com Flávio Gadelha (68,81% dos votos válidos); Garanhuns, com Sivaldo Albino (71,37% dos votos válidos); e São Lourenço da Mata, com Vinícius Labanca (88,39% dos votos válidos).

    Nas cidades de Solidão e Dormentes, o partido teve candidatura única e elegeu Mayco da Farmácia e Corrinha de Geomarco, respectivamente.

    “O nosso partido tem a maior bancada estadual, a maior bancada federal, vai continuar tendo o maior número de prefeitos do estado e tem o prefeito do Recife, João Campos, que se consolida como uma grande liderança”, afirmou o presidente estadual da legenda, Sileno Guedes.

    *sob supervisão de Ronald Johnston

    Tópicos