O Mato Grosso é conservador, não elegeu ninguém do PT, diz prefeito eleito de Cuiabá à CNN
Abílio Brunini, do PL, atribui sua vitória ao perfil conservador do eleitorado mato-grossense
O prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), em entrevista ao Bastidores CNN nesta terça-feira (29), após sua vitória no segundo turno das eleições municipais, destacou o perfil conservador do eleitorado do Centro-Oeste brasileiro.
Brunini afirmou: “Mato Grosso tem uma vertente muito mais ligada ao posicionamento conservador, tanto é que nenhuma cidade do estado elegeu nenhum prefeito do PT”.
O político ressaltou que esse padrão se estendeu por todo o estado, com candidatos evitando associações com o PT ou com o presidente Lula.
Vitória do PL nas principais cidades
O prefeito eleito enfatizou o sucesso do Partido Liberal (PL) nas eleições municipais em Mato Grosso: “Nas três principais cidades do estado, como Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá, os três [prefeitos] foram eleitos pelo PL”.
Brunini argumentou que esse resultado não se trata apenas de polarização política, mas reflete um posicionamento conservador enraizado no estado.
“O estado tem essa visão mais conservadora da política”, explicou Brunini, sugerindo que o conservadorismo é uma característica histórica e cultural da região, não apenas um fenômeno eleitoral momentâneo.