Nunes diz estar feliz com números de pesquisa; para Boulos, resultados reforçam desejo de mudança
Levantamento do Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre os pré-candidatos à prefeitura de SP dentro da margem de erro, que é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição pelo MDB, e Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato pelo PSOL, comentaram os números do levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (2).
A pesquisa aponta que Nunes tem 27,3% das intenções de voto na cidade de São Paulo, ante 25,7% de Boulos. Tal cenário indica empate técnico dentro da margem de erro, que é de 2,9 pontos percentuais, e inclui o apresentador José Luiz Datena (PSDB) – que não se colocou como pré-candidato até o momento -, com 15,3% das intenções de voto.
Foram ouvidos presencialmente 1.200 moradores da cidade de São Paulo entre os dias 26 de abril e 1º de maio. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo n.º SP-05530/2024.
Segundo Nunes, os resultados da pesquisa o deixam “muito feliz”. “Estou me empenhando muito, trabalhando com muita dedicação e, de certa forma, é um reconhecimento”, disse o prefeito.
Nunes também afirmou que considera “mais provável” o cenário 2 – que não inclui Datena e nem Kim Kataguiri.
Em nota, o presidente do diretório municipal do MDB na capital paulista, Enrico Misasi, disse que “quanto mais cresce a avaliação positiva da gestão e do prefeito, mais claro fica para o paulistano que São Paulo precisa continuar no caminho certo, com a frente ampla liderada pelo prefeito e pelo MDB”.
Já a pré-campanha de Boulos declarou que o levantamento do Paraná Pesquisas reforça que São Paulo quer mudança no comando da cidade.
“Mesmo com uso eleitoreiro intenso da máquina pública há um ano e meio, mais de R$ 400 milhões em propaganda, quase R$ 5 bilhões de obras sem licitação e o desembarque do gabinete do ódio bolsonarista em São Paulo, a disputa pela liderança continua empatada e a maioria dos eleitores quer a saída do atual prefeito”, expressou em nota a pré-campanha do psolista.
Tabata vê “margem ótima” para crescimento
A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, Tabata Amaral, comentou os resultados desta quinta. Segundo ela, há “margem ótima” para o crescimento de sua pré-campanha.
“As pesquisas comprovam a solidez da minha campanha e apontam que tenho uma margem ótima para crescimento. O que se vê é que quanto mais as pessoas conhecem o meu trabalho e a minha candidatura, mais declaram voto em mim”, declarou Tabata.
Marina Helena acredita que cenário sem Kim, Pablo e Datena é o mais realista
A pré-candidata pelo Novo, Marina Helena, também avaliou os resultados do levantamento. De acordo com ela, o cenário que exclui as presenças de Kim Kataguiri, Pablo Marçal e Datena é o mais realista.
“O cenário 2 [que não inclui Kim Kataguiri, Pablo Marçal e Datena] é o mais realista, pois inclui apenas pré-candidatos que anunciaram intenção de se candidatar e que têm apoio de seu partido. Nesse cenário, nos mantivemos nos faixa dos 6%, sem contar a grande quantidade de indecisos. Todos os demais candidatos permaneceram estáveis”, comentou a pré-candidata.
Veja os cenários levantados pela pesquisa
Cenário 1
- Ricardo Nunes (MDB): 27,3%
- Guilherme Boulos (PSOL): 25,7%
- Datena (PSDB): 15,3%
- Tabata Amaral (PSB): 8,2%
- Kim Kataguiri (União Brasil): 4%
- Marina Helena (Novo): 3,6%
- Pablo Marçal (PRTB): 2,3%
- Altino Prazeres Júnior (PSTU): 0,3%
- Não sabe/Não responderam: 6,8%
- Nenhum/Branco/Nulo: 6,7%
Cenário 2
- Ricardo Nunes (MDB): 35,2%
- Guilherme Boulos (PSOL): 29,8%
- Tabata Amaral (PSB): 10,6%
- Marina Helena (Novo): 5,7%
- Altino Prazeres Júnior (PSTU): 1,7%
- Não sabe/Não respondeu: 8,5%
- Nenhum/Branco/Nulo: 8,7%
Segundo turno
O levantamento simulou ainda três eventuais cenários de segundo turno envolvendo Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Tabata Amaral. O atual prefeito leva vantagem sobre Boulos e Tabata, enquanto Boulos fica à frente de Tabata.
Cenário 1
- Ricardo Nunes (MDB): 46,8%
- Guilherme Boulos (PSOL): 37,6%
- Não sabe/Não respondeu: 6,6%
- Nenhum/Branco/Nulo: 9,1%
Cenário 2
- Ricardo Nunes (MDB): 49,6%
- Tabata Amaral (PSB): 30,8%
- Não sabe/Não respondeu: 9%
- Nenhum/Branco/Nulo: 10,7%
Cenário 3
- Guilherme Boulos (PSOL): 43,6%
- Tabata Amaral (PSB): 33,9%
- Não sabe/Não respondeu: 8,9%
- Nenhum/Branco/Nulo: 13,6%