Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No pódio da eleição, medalhista olímpica da vela se torna vice-prefeita de Niterói

    Isabel Swan (PV) concorreu com a chapa de Rodrigo Neves (PDT)

    Da CNN

    A campeã olímpica da vela Isabel Swan (PV) foi eleita vice-prefeita de Niterói (RJ) neste domingo (27).

    A chapa encabeçada por Rodrigo Neves (PDT) venceu o candidato bolsonarista Carlos Jordy (PDT) com 57,2% dos votos válidos. O atual secretário executivo volta a comandar a prefeitura do município após quatro anos.

    Ao seu lado, Neves traz Isabel Marques Swan, velejadora brasileira que chegou ao pódio dos Jogos de Pequim de 2008.

    Ainda com oito anos, Swan caiu na água inspirada pela tia, Cláudia Swan de Freitas, que foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 e disputou a Olimpíada de 1992.

    Disputou seu primeiro torneio internacional em 1998. Dez anos mais tarde, se juntou a Fernanda Horn para ser proeira da experiente iatista nos Jogos Olímpicos. Juntas, conquistaram o bronze olímpico da Classe 470.

    Swan seguiu competindo ao longo dos anos, e em paralelo se firmou como uma porta-voz do esporte brasileiro. Ela foi uma das embaixadoras da campanha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos em 2016, e em 2021 foi contratada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para o cargo de coordenadora da área “Mulher no Esporte”.

    A função do setor é desenvolver ações voltadas às mulheres no esporte nacional. Durante sua gestão, o Brasil quebrou o recorde de medalhas de ouro e total nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

    Além disso, em Santiago, as atletas e equipes femininas do Brasil ganharam mais medalhas que as modalidades masculinas pela primeira vez. Naquele ano, porém, foi demitida do cargo.

    Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Ibmec-RJ, Swan deve ser empossada vice-prefeita no dia 1º de janeiro.

    Tópicos