Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Municípios gaúchos avaliam mudar data de ponto facultativo por causa da eleição

    Das cinco cidades no estado que terão segundo turno, três definiram quando celebrarão Dia do Servidor Público

    Camila Santoscolaboração para a CNN , Porto Alegre

    Com a proximidade do segundo turno das eleições, prefeituras do Rio Grande do Sul se mobilizam para definir a celebração do Dia do Servidor Público, que este ano coincide com o dia posterior à votação.

    Cinco municípios do Rio Grande do Sul — Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria — terão segundo turno no dia 27 de outubro para definir os gestores que atuarão nos próximos quatro anos.

    A definição sobre o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, gera discussões. Tradicionalmente, a data é marcada por ponto facultativo, mas, neste ano, coincide com a segunda-feira após as eleições.

    Cidades com definição:

    • Canoas, por meio da assessoria da Prefeitura, anunciou que manterá o ponto facultativo no dia 28 de outubro;
    • Caxias do Sul optou por transferir o feriado para 1º de novembro. A decisão visa garantir que os servidores possam votar sem comprometer a folga;
    • Pelotas confirmou que o ponto facultativo será mantido para 28 de outubro, com a ressalva de que serviços essenciais não serão suspensos.

    Cidades sem definição:

    • Em Porto Alegre, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, ainda não há definição sobre uma possível alteração, e o assunto está em análise na Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio;
    • Já em Santa Maria, a Prefeitura informou que “o tema está sendo avaliado e terá a definição nos próximos dias, uma vez que a abstenção na cidade foi bem alta”.

    Adicionalmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) anunciou que a data será comemorada em 31 de outubro, visando facilitar o atendimento ao público no dia seguinte ao segundo turno das eleições.

    O tribunal manterá plantão na Central de Atendimento ao Eleitor em Porto Alegre, assegurando que não haverá interrupção no atendimento virtual.

    Brasil tem 46 municípios com eleição anulada sub judice; entenda

    Tópicos